Operação sem precedentes na história da mineração durou quase 23 horas. Trabalhadores foram içados em cápsula, após 69 dias em refúgio.
Depois de 69 dias e muitas mudanças de datas — e até de horas — para o resgate dos mineiros no Chile, o primeiro trabalhador deixou a mina San José na madrugada de ontem. O primeiro operário a sair da mina foi Florencio Ávalos, 31, que foi trazido à superfície pela cápsula Fênix e saudado com aplausos, sirene e gritos.
Presidente Piñera cumprimenta um dos mineros que foi resgatado
Centenas de pessoas se aglomeraram em volta do telão no acampamento “Esperanza” para comemorar a saída do mineiro. Balões, gritos de guerra e muita euforia celebraram o sucesso do primeiro resgate.
Muito havia se especulado sobre a ordem de saída dos trabalhadores, confirmada apenas a poucas horas do início do resgate pelo presidente do Chile, Sebástian Piñera, que estava presente na mina no momento da saída do primeiro soterrado.
O resgate dos mineiros foi marcado pela comoção que gerou em todo o mundo — a imprensa de todo o planeta baixou na mina nos últimos dias, além de empresas, como a Nasa, que enviaram técnicos para ajudar nos trabalhos.
A rapidez dos trabalhos também chamou a atenção. Inicialmente, o governo chileno havia previsto a conclusão dos trabalhos para o Natal, no final de dezembro. Mas os trabalhos para perfurar o solo e abrir caminho para a cápsula Fênix se adiantaram e, pouco mais de dois meses depois, os mineiros puderam finalmente reencontrar suas famílias.
Agora, os mineiros estão sendo levados para o hospital de Copiapó, onde devem permanecer por 48 horas sob cuidados médicos.
A operação de resgate foi considerado um sucesso!
A operação de resgate foi considerado um sucesso!
(Fonte: Uol.com.br)
0 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:
Postar um comentário