sábado, 9 de abril de 2011

PARABÉNS ADUSTINA: 22 ANOS DE HISTÓRIA!

ESTA SEMANA O MUNICÍPIO DE ADUSTINA COMPLETOU MAIS UM ANO DE VIDA. NADA MAIS JUSTO QUE TERMINARMOS A SEMANA RELEMBRANDO ALGUNS FATOS HISTÓRICOS E MARCANTES NO DECORRER DESSES 22 ANOS. ACOMPANHE ATENTAMENTE UM POUCO DE SUA HISTÓRIA. 

TENHA UM BOM FINAL DE SEMANA!!!
 
É verdade, há cerca de 22 anos atrás, precisamente no dia 5 de abril de 1989, nascia a "Princesinha do Sertão" como é conhecida pela população Adustinense. Nós do Portal Adustina.Net organizamos uma singela homenagem para comemorar mais 01 ano da emancipação política de Adustina e consequentemente o nosso aniversário de 01 ano da existência do Blog.

Veja agora em nosso Portal um pouco da história e possíveis fatos históricos relevantes que algumas pessoas talvez não saibam e também um resumo social e cultural de Adustina, que realmente marcou época e ficará para sempre em nossa lembrança. Vamos fazer esta viagem ao passado juntos... 

Visão aerea da cidade de Adustina-Bahia  

Na época, iniciou-se a povoação da região através dos fazendeiros que se instalaram aqui, firmando o nome de Queimada, a qual pertencia a Paripiranga-BA. Conforme o costume de época, o nome da cidade era colocada baseado no Padroeiro do lugar, onde logo depois, passou a se chamar Bomfim do Coité; e enfim passou a se chamar Adustina, que significa “Terra fértil”, da origem latina, nome este dado pelo professor Francisco de Paulo Abreu. A importância da cidade para o Estado da Bahia, tendo como principal fonte de economia, a agricultura, contribui grandemente para a exportação de feijão e milho.

Citando agora o Marco Zero, que foi na praça Antônio Barros foi onde tudo iníciou, desde a povoação de Queimadas que nasceu a 4 de setembro de 1910, constituindo-se assim um aglomerado de casas simples, em volta de uma pequena capela. Esta praça, antigamente era chamada popularmente como Rua Velha, sendo até hoje adotado esse nome por alguns munícipes, por ser considerada a primeira rua da cidade.

Praça Antônio Barros, conhecido popularmente como Rua Velha.
 
PRINCIPAIS FATOS:
1857 – Instalação dos fazendeiros, principalmente os Garcias D’Ávila e os Dantas Paz.
1905 – Construção da Capela e de um cemitério Por Justino C. Andrade.
1908 – O Padre João de Matos Carvalho, desenten-se com Justino Correia de Andrade devido o documento da capela.
1909 – Padre João de Matos, reúne a comunidade e motiva a construção de outra capela.
1910 – A capela é construída e doada por José de Souza e Antônio de Barros, sendo celebrada a 1ª missa no dia 04/09/1910.
1914 – (22/10) Publicação em um jornal de Salvador a suspeita de ameaça para ser invadida e destruída a localidade de Adustina o que não aconteceu por intervenção do Padre João de Matos.
1915 – Expansão da povoação de Adustina, contando nesta época com 200 casas.
1938 – É elevada a categoria de Distrito com o nome de Bonfim de Coité pela Lei Estadual nº 11.089, de 30 de novembro de 1938. Década de 1960 expansão do povoado e construção de açude público pelo DENOCS.
1980 – Inicia-se a mecanização e investimento da agricultura pelo Banco do Brasil.
1988 – Preparação para o Plebiscito de Adustina.
1989 – Passa ser Município sob a Lei nº 4.851, de 05 de abril de 1989.
1990 – Instalação do novo Município.

  QUANTO A RELIGIÃO:

 Capela da doação de Antônio José de Souza (1910), hoje atual Praça Antônio Barros, popular Rua Velha

Justino Vieira ajudado pelos seus filhos incluindo José Vieira decidiram fazer por conta própria a capela em sua propriedade,  com o intuito de promover missas em 1905.

 Nova Igreja Católica de Adustina, cuja a construção foi iniciada em 1977- (fotografia de 1989)

Antigamente as missas eram realizadas sem o teto da Igreja.

 
O grupo do penitentes foi fundado por João Gonzaga, e era formado por cinco pessoas, mas com o tempo, esse número foi aumentando, onde hoje existem mais de 12 membros efetivos no tradicional grupo.


PRINCIPAIS RUAS:

Antiga Praça Ruy Barbosa, hoje Maria José Ribeiro, localizado na Praça do Banco do Brasil

Praça Maria José, em frente ao comércio de Maristela

Atividades Econômicas

1.  Pecuária: A criação de gado é bem desenvolvida, apresentado tipos selecionados pela a raça nelore, zebu, mestiço, além de suínos, muares e caprinos.

2. Agricultura: A agricultura começou a modernizar-se com a entrada de capital financeiro governamental, desenvolvendo as monoculturas de feijão e milho, plantando-se ainda algodão, mandioca, abóbora entre outros. Atualmente prevalece maior produção de milho.


AÇUDE PÚBLICO DE ADUSTINA


Foi construído em 1964, com a finalidade de suprir as necessidades da população da região provocada pelas secas constantes. Sua obra durou cerca de 10 anos, tendo muitos trabalhadores da nossa cidade empenhados no trabalho e construção, bem como também pessoas de toda a região envolvidas neste processo, um deles foi o senhor Gilvan Pinho que trabalhou desde o seu inicio até o fim, quando da conclusão da obra.

A construção desse açude proporcionou diversos benefícios para a população, principalmente os que moravam próximos a ele, como: a vinda de peixe para a pesca, na sua margem foram criados lotes controlados pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), sendo também de fundamental importância para o desenvolvimento da agricultura e distribuídos à pessoas da região.

EDUCAÇÃO: 
Quando falamos em Educação não poderíamos jamais esquecer a Professora Deijanira, ilustre educadora que marcou na vida de dezenas de Adustinenses em suas respectivas fases escolares.




FESTAS POPULARES

1º MICARETA REALIZADO EM ADUSTINA

 Trajado de camisas listradas, o bloco desfilava nas ruas da nossa cidade, distribuindo alegria e contagiando toda a população. (Final da década de 80).


CALENDÁRIO DE EVENTOS 

Já fazendo parte da história esportiva recente e é lógico não poderia ser esquecido graças a sua importância e representatividade recente, em 14 de Janeiro sempre acontece no campo de futebol de Adustina, o grande encontro do futebol  BAIANOS X PAULISTAS. Este Projeto tem como objetivo, recordar o passado e promover a confraternização entre os que vivem em nosso município e aqueles que deixaram a "terrinha" natal. Apesar de  o evento ter 02 anos  de realização, já virou tradição em nosso município. 


Falando em Festa, o maior evento na cidade sem dúvida nenhuma é a festa de janeiro tradicionalmente realizada nos dias 14, 15 e 16 em homenagem ao seu padroeiro Senhor do Bonfim. Pela manhã acontece à tradicional Alvorada, com queima de fogos, banda de pífanos percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade.


Pela noite acontecem festas com bandas. Aqui já passaram artistas de nomes nacionais e internacionais como: Amado Batista, Caviar com Rapadura, Saia Rodada, Rick e Renner, Calcinha Preta, Luiz Caldas, Mastruz com Leite, Reginaldo Rossi, Lairton dos Teclados, entre outras.

Vários nomes já foram implementados para a nomenclatura oficial da festa de janeiro pelos diversos gestores: Festa Senhor do Bonfim, Adustina Fest e atualmente se chama Adustina Folia. 

Público recorde no grande Show do Amado Batista no ano de 2006  no Adustina Fest

Outro evento de tradição no município é a festa dos tratoristas, festa essa criada pelo Sr. Osman Ferreira de Santana, em homenagem aos grandes heróis da terra. Esta festa acontece nos dias 30 e 31 de maio. No último ano (2010) foi comemorado em um único dia.


O Arraiá do Itamar é realizado na Escola Municipal Itamar Franco,  localizado na Avenida José Joaquim de Santana. A programação do evento conta com shows de bandas, apresentações de quadrilhas, casamento de tabaréu, gincanas, entre outras. O arraiá do Itamar é realizado geralmente no mês junino.


A festa do Açude público do Bom Jesus dos Navegantes, criado pelo antigo chefe do açude, já falecido, o Sr. Gilvan Pinho. Nesta festa, há uma procissão de barcos carregando o seu padroeiro Bom Jesus e missa campal na capela. A festa do açude acontecia entre os dias 20, 21 e 22 de outubro, mas, atualmente a festa está desativada, por motivo de força maior.


EXECUTIVO: 

Antônio Gomes de Santana (Tonho de Salú) - Manoel Vieira de Santana (Bebé) - José Aldo Rabelo de Jesus (Zé Aldo) - Adustina teve a frente da administração da cidade somente três gestores durante esses 22 anos de emancipação.


LEGISLATIVO:

A Câmara de Vereadores de Adustina atualmente possui 09 Parlamentares. Os Vereadores da gestão atual são: José Valquírio de Souza (DEM), Agnaldo Menezes de Andrade (DEM), Lázaro das Virgens Almeida (DEM), Arivaldo Vieira de Andrade (DEM), Presidente da Câmara: Vereador Francisco Gilberto Silva Oliveira (PP),    Marta Maria Rabelo de Jesus Silva (PMDB), Leonia Guilherme Carvalho de Santana (PMDB),  Antônio Vieira Dias (PP) e Manoel Batista do Nascimento (PT). 

Confira mais algumas imagens históricas:

Antônio Gomes de Santana, ACM e Manoel Vieira de Santana.

Construção da Secretaria da Educação onde hoje está localizado a Prefeitura Municipal de Adustina.


Família Barros

Praça Antônio Barros


 Os shows antigamente era realizado em um palanque de madeira.

 
Construção da Escola Estadual Castro Alves

Aniversário de Adustina: I Amostra Interdisciplina Cultural (AMIC) no ano de 2008

Aniversário de Adustina - ano de 2008 - AMIC

Educação e sua semana pedagógica

Última procissão da Festa do Bom Jesus dos Navegantes

Procissão no Açude de Adustina

Entrada da cidade - festa de janeiro

Ex-prefeito de Adustina, José Aldo com a Banda Aviões do Forró no Adustina Fest

Banda Calcinha Preta em Adustina

 Festa do mês de janeiro

Público recorde no show de Amado Batista

Prefeitura Municipal de Adustina e Secretaria de Educação

Visão aérea da Praça da Igreja Matriz

Praça da Igreja Matriz


DESDE JÁ, ESPERAMOS QUE TENHAM GOSTADO DESTA HUMILDE HOMENAGEM QUE NÓS DO ADUSTINA.NET PREPARAMOS PARA VOCÊ AMIGO LEITOR.
CASO TENHA GOSTADO, COMENTE ESTA NOTÍCIA.

Um forte abraço e Viva Adustina!!!
PARABÉNS A TODOS OS ADUSTINENSES!!!

O Editor.

9 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

Maria de Lourdes Santana Dias disse...

Parabéns a vcs que fazem Adustina.net pelo bela homenagem a nossa querida Adustina nestes 22 anos de emancipação politica.
felicidades a tds nós.
Lourdes de Didia

Artur Lucena disse...

Parabéns, boa matéria, gostei muito dessa reportagem, é assim que se faz noticia de qualidade.
Parabéns,
Abraços,
Carlino Souza

Flavio Pereira disse...

Adustina está de parabéns, 22 anos de emancipação com muita história e muita vida cultural.

A matéria bem elaborada e feita com carinho deixa claro a grandesa cultural dessa terra e de sua gente.

Passando os olhos, com cuidado, pelas belas fotografias da matéria, fiquei muito feliz em ver que em todos os tempos, o povo adustinense se orgulhou em construir seu cantinho, sempre com muita energia e afeto.

Parabéns Adustina e ao seu povo!

Parabens Adustina.Net! Sua matéria não é só boa e de qualidade, sua matéria é extraordináriamente brilhante, ela transpira amor, carinho e orgulho.

Flavio Pereira.

Anônimo disse...

Eu não sei se Parabenizo a cidade de Adustina ou o seu Portal (Adustina.Net) pela surpreendente e histórica matéria. Na dúvida: PARABÉNS AOS DOIS!!!

Você Editor é muito criativo e sensato em suas postagens, deveria dar palestras sobre Blog's e Sites não só nas escolas da região, mas aos outros blogueiros e pessoas interessadas neste tema em Adustina.

PARABÉNS!!!

Anônimo disse...

Em primeiro lugar parabéns a Adustina e ao blogueiro pela iniciativa...Agora cabe um questionamento:
Por que Adustina parece muito mais bonita em fotos da gestão anterior do que hoje?
Acorde povo, pois Adustina dever querer completar seus 24 anos com mais dignidade...

Anônimo disse...

Parabéns ao escritor do blog...muito interessante...mais interessante foi a homenagem que o atual prefeito de Adustina fez ontem para parabenizar Adustina...A inauguração da tão sonhada casa propria, pois ontem desde cedo já começara a mudança para o seu palacete particular...enquanto vimos acima na gestão de Zé Aldo... pra ser mais especifico em 2008 a AMIC...o atual faz suas proprias comemorações...

Anônimo disse...

Além da Amic, quem não se lembra da GRANDE GINCANA ESTUDANTIL ocorrida no Aniversário de 16 anos de Emancipação Política de Adustina?? Foi um evento que tbm homenageou nossa querida Adustina. Na época, o CMNSC foi a Escola campeã da Gincana, lembram??
Atualmente nem Educação, responsável por educar nossas crianças e muito menos a Administração preocupou-se em homenagear, festejar o desenvolvimento do município. Não era preciso bandas, como é tradição nas cidades circunvizinhas, mas que fosse enfatizada a data para q as novas gerações conheçam a história de seu município. Só que infelizmente o prefeito q "menos trabalha na região", diz que feriado é coisa de preguiçoso, malandro que não gosta de trabalhar, entendam!!!
Talvez a Administração considere que Adustina não esteja totalmente emancipada, já que vive tempos de descaso e ainda precisa de ter um "dono" que mande e desmande ao seu bel prazer na vida de seus municípes...É triste, muito triste.

Anônimo disse...

é pessoal vcs que comentaram tém razão sou de paripiranga, e asvezes vou em Adustina e sentir bastante diferençana cidade,principalmente as festas. Vcs tém que levantar a bandeira e mostrar que Adustina tem muita coisa boa para oferecer para os turistas que ali vão. Pois as festas estão um fracasso e muito desorganizadas. E parabénspara este blogueiro, pelo menos lembrou do seu municipio, com fotos antigas porque as atuais se for colocar é um desastre.

Anônimo disse...

É SEMPRE BOM RELEMBRAR AS NOSSAS RAÍZES, DÁ UMA VONTADE DE SER CRIANÇA, MAS INFELISMENTE ISSO NÃO É POSSÍVEL. OLHANDO ESTAS FOTOS DÁ PRA VER QUE ADUSTINA MELHOROU UM POUQUINHO, EU DISSE UM POUQUINHO... RSRSRS. PARABÉNS PELO BLOG, ESSE É O MELHOR.

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!