quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

BAHIA: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE AUXILIA MUNICÍPIOS A VIABILIZAREM O SAMU 192

Preocupada com a situação do Serviço Móvel de Urgência – SAMU no estado, a equipe da Coordenação de Urgência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) convocou reuniões, com o intuito de levantar as pendências dos municípios para habilitação dos serviços junto ao Ministério da Saúde. A primeira, das seis reuniões marcadas, foi realizada na manhã desta terça-feira (25), na sede da Sesab, reunindo secretários de saúde e coordenadores do SAMU de 10 municípios que tem como pólo a cidade de Teixeira de Freitas. A idéia é que, nos encontros, sejam discutidas as pendências de cada cidade e como saná-las.

O secretário da Saúde, Jorge Solla, esclarece que sem a habilitação junto ao Ministério da Saúde (MS) as prefeituras ficam sem receber o repasse federal e o estadual, tendo o município que custear totalmente o serviço. “É um esforço conjunto que estamos fazendo para resolver essa situação”, falou Jorge Solla. O secretário ainda informou que para que o processo de habilitação seja agilizado, a documentação pendente, após ser entregue pelos municípios, será encaminhada pela equipe da Sesab ao MS.

A diretora da Atenção Especializada, Ledivia Espinheira, explica que a habilitação do SAMU é de responsabilidade do MS e a Sesab tem o papel de auxiliar os municípios na elaboração e viabilização do projeto. “O papel da Sesab é dar uma assessoria, um suporte às prefeituras”, reforçou Ledívia Espinheira.

Os representantes dos municípios que compareceram na primeira reunião garantiram que até o dia 31 de janeiro estarão com as pendências resolvidas. As técnicas do MS que participaram do encontro também passaram orientações sobre os procedimentos para  resolução das pendências.

As demais reuniões serão realizadas de acordo com o seguinte calendário:

25/01 às 14h – municípios que tem como pólo Barreiras e Ibotirama
27/01 às 13h - municípios que tem como pólo Juazeiro
27/01 às 15h - municípios que tem como pólo Paulo Afonso
27/01 às 18h - municípios que tem como pólo Senhor do Bonfim
31/01 às 14h - municípios que tem como pólo Guanambi

L.R. 2.600/BA - SAMU/reunião

(Fonte: Secretaria de Saude do Estado da Bahia)

0 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!