Dilma Rousseff tornou-se neste sábado a primeira mulher Presidente da República e prometeu fazer da luta contra a miséria uma prioridade em seu governo.
A nova presidente prometeu, em seu discurso de posse no Congresso, consolidar a "obra transformadora" daquele que lhe passou a faixa e que a escolheu para sucedê-lo, afirmando que governará para todos.
"A luta mais obstinada do meu governo será pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos", afirmou Dilma, de 63 anos, no Congresso.
"A superação da miséria exige prioridade na sustentação de um longo ciclo de crescimento. Com crescimento é que serão gerados os empregos necessários para as atuais e as novas gerações", afirmou em discurso logo após de assumir, que durou 40 minutos.
Dilma destacou também a necessidade de uma reforma política e medidas que modernizem o sistema tributário do país.
A presidente assumiu o compromisso de avançar em áreas como educação e saúde e disse que o Brasil deve ser um exemplo para o mundo de que é possível ter crescimento econômico sem destruir o meio ambiente. Para ela, este é um momento novo para o Brasil.
"Muita coisa melhorou no nosso país, mas estamos vivendo apenas o início de uma nova era", disse. "Pela primeira vez o Brasil se vê diante da oportunidade real de se tornar, de ser, uma nação desenvolvida."
A presidente emocionou-se em alguns momentos, especialmente quando disse que "a partir deste momento sou a presidenta de todos os brasileiros".
Um dos momentos em que recebeu mais aplausos foi quando lembrou do ex-vice-presidente José Alencar, que por estar internado em um hospital de São Paulo não compareceu à cerimônia.
Ao entrar no Congresso, Dilma --vestindo um tailleur de cor creme-- foi saudada com o bordão "ole, ole, ole, olá, Dilma, Dilma", da mesma forma que ocorreu com seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, quando assumiu a Presidência.
A nova Presidente chegou ao Congresso Nacional sob chuva, por isso o trajeto pela Esplanada dos Ministérios teve que ser feita em carro fechado. No caminho, acenou às pessoas que a saudavam, muitas agitando bandeiras do PT e protegidas por guarda-chuvas.
Com a trégua da chuva, a nova presidente seguiu em carro aberto do Congresso para o Palácio do Planalto, acompanhada pela filha, Paula.
Dilma subiu a rampa do Planalto ao lado do vice-presidente Michel Temer e recebeu a faixa de Lula no Parlatório, um púlpito de concreto construído na área externa, em frente à Praça dos Três Poderes.
Logo depois, com a faixa presidencial, fez seu primeiro pronunciamento à nação como presidente e reiterou uma homenagem aos companheiros de luta contra a ditadura.
"Minha geração veio para a política em busca da liberdade, num tempo de escuridão e medo. Pagamos o preço da nossa ousadia, ajudando o país a chegar até aqui", disse. "Aos companheiros que tombaram nesta caminhada, minha comovida homenagem e minha eterna lembrança."
E prometeu honrar o legado do presidente Lula.
A festa que marcou o início do governo Dilma foi, ao mesmo tempo, a despedida de Lula, com popularidade recorde.
Visivelmente emocionado, depois de passar a faixa presidencial para sua sucessora, Lula quebrou o protocolo e foi abraçar populares ao pé da rampa do Palácio do Planalto.
9 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:
Dificilmente teremos um outro político com o carisma, humildade e principalmente a lealdade que lula teve para com a nação brasileira. Lula vem mantendo um comportamento dìgno de ex_presidente, pois ele sabe que o momento é de dilma por esta razao ele tem procurado sair dos centro das atenções. Isto só comprova o grande homem democratico que ele é. Parabens lula, você é o exemplo de polìtico que sempre sonhamos. O que parecia ser uma utopia você provou com muita sabedoria que o brasil é um pais de futuro. Mais uma vez parabens lula.
O Ex-Presidente Lula realmente foi um bom governante e surpreendeu até mesmo seus mais fanáticos partidários, mas não confundam as coisas. É certo que foi brilhante, mas daí dizer que ele é humilde e coitadinho é brincadeira. Né? O Lula é muito carismático e trabalhou bem o lado populista se comportando extraordináriamente bem como ator. Falou sempre o que o povo queria ouvir, apesar de nem sempre fazer o que disse, sempre fez o que queria, como ele queria, na hora em que ele quiz. Explorou bem as crises políticas e os escandalos envolvendo a administração federal. Se isolou e interpretou um papel conveniente de desconhecimento e de engano.
Com a Dilma dispotou o tempo todo o papel principal na campanha eleitoral, nos comícios, nas ruas e nos debates ocupando o espaço de assistente mas interferindo diretamente todo tempo. Sumiu apenas quando o PSDB chegou ao segundo turno, deixando o abacaxi para ser explicado pela candidata Dilma e pelo Michel Temer, reapareceu apenas 2 dias depois nas ruas e novamente como ator principal da campanha pelo segundo turno.
No pós eleição com a vitória de Dilma confirmada foi novamente protagonista do papel principal atropelando sem piedade a candidata eleita e desrespeitosamente anunciou antes da Dilma o nome de 3 ministros do governo Dilma.
Para finalizar a posse da Dilma virou segundo plano, quando Lula tomou de assalto o evento e transformou a posse da Dilma em despedida do Lula.
Mesmo assim a pessoa acima o considera um humildezinho...
O nosso Ex-Presidente carismático, populista e ator dificilmente conseguirá se comportar fora do palco e das luzes do poder, é só aguardar para ver.
Sou PT, estou feliz com o governo Lula e esperançoso com o governo Dilma, mas não sou cego e não me engano com atores.
Gosto muito dos comentários do Sr. Ednaldo Batista, sempre coerentes, realistas e com grau acentuado de inteligencia. Acredito que o senhor deva ser uma pessoa bem vivida e adquiriu muitas sabedorias práticas com o passar dos tempos. Concordo, na íntegra, com seu comentário sobre o ex-presidente Lula.
Meus parabens e feliz ano novo.
O ex-presidente pode ser humilde mais não é burro. Acredito que um ator não deixaria um governo de 8 anos com um indice de aprovação popular tão favoravel como Lula deixou a Presidencia da Republica. Lula batalhou muito até chegar a presidencia e colocar em prática os projetos que ele sempre acreditou que o Brasil tinha como realizar. Percebendo que em plena campanha da sua companheira Dilma estes projetos poderiam ser interropidos pelos os tucanos. Vendo esta necessidade o mesmo se viu obrigado a arregaçar as mangas e entrar em plena campanha a favor da sua companheira, pois os que deveriam fazer este papel estavam sempre envolvidos em escandalos. A prova disso foi a falta de confiança que os brasileiros tinham para com Dilma por este motivos muitos dos eleitores de Lula decidiram votar em Marina Silva ou em branco, por esta razão tivemos o 2º turno. Só que o companheiro acima tá equivocado quando diz que lula deixou Dilma sozinha no segundo turno, pelo o contrário, o ex-presidente apareceu mais na TV e fez comicio sozinho em algumas cidades do pais. Não podemos esquecer que o indice de aprovação é de Lula e não do PT do contrario Dilma teria ganhado em 1° turno.
Voce não leu meu comentário com atenção, por isso acho que voce se engana com facilidade... Eu não disse que o seu Lula deixou Dilma sózinha não segundo turno, eu disse: ele sumiu por 2 DIAS e deixou Dilma e Michel temer explicar o abacaxi sozinhos, voltando a aparecer 2 dias depois como principal protagonista na campanha pelo 2 turno nas ruas e comícios.
Em tempo acredite no que quiser e mime quem quizer, mas não utilize inverdades e não coleque suas palavras em minha boca. E principalmente não diga que eu falei o que eu não disse, seja honesto e use a verdade ao menos uma vez.
Não desejo discutir com o companheiro por blog ou outro meio público, até porque entendo que diferenças petistas devam ser discutidas dentro do partido.
Peço apenas um favor não use o Lula ou o PT para fazer seus melodramas dignos das telenovelas.
Em tempo o comentário anterior foi feito por mim, EDNALDO BATISTA, tenho a honestidade de assinar meus comentários...
Não vou bater boca com quem seguer assina os seus.
Seu comentário chega a ser engraçado, pois passa longe da verdade. O sr. Ednaldo Batista jamais disse que Lula teria abandonado a campanha no segundo turno, pelo contrário ele disse que o Lula foi o principal protagonista roubando de Dilma a figura principal nas campanhas. Ele também em nenhum momento chamou o Presidente Lula de burro como voce escreveu em seu comentário, nunca foi questionando a inteligencia e a popularidade de LUla no comentário do sr. Ednaldo Batista, ele expressou a opinião dele diante dos fatos que comprovam todo o comentário do sr. Ednaldo Batista.
Voce que questionou com mentiras o comentário dele, tenha mais respeito pelos outros principalmente com um senhor com idade suficiente para lhe ensinar a ser verdadeiro.
o companheiro que faz criticas acima, não é nunca um pétista,nem tão pouco votou em Dilma,Lula é sim humilde e demonstrou isso quando governou para os pobres, ao contrario dos últimos governantes que só encheram os bolsos dos empresários. não é a toa seu indice de aprovação no seu governo. aceite a realidade Ele fez por merecer pois governou para todos. perfeito só existiu um (Jesus) mas crucificaram em uma cruz.
Se voce continuar com seus melancólicos melodramas, em breve será contratado pela Globo para escrever as novelas mentirosas para enganar o povo! Afinal voce está se especializando em me julgar, agora afirma que eu não sou petista e etc... Quem é voce para poder dizer o que eu sou ou não. Fale de voce, que nem nome tem, vota no PT, defende o humildizinho e coitadinho do Lulinha e puxa saco do prefeito do DEM para poder se arrumar e garantir o dindim... Começe a ser verdadeiro dando o seu nome nos comentários. Eu sei quem voce é, conheço essas palavras e a maneira de se falar... Não vou te entregar porque não me preocupo com a sua vida e nem no que você é. Mas por favor faça bem a voce mesmo, PARE DE MENTIR!
Postar um comentário