Éramos quatro petistas baianos. Fomos de carro; dois dias de viagem sem pressa. Brasília estava calma e deserta no dia 30, quando chegamos. Mas depois...
A posse foi à tarde, deixamos o carro meio-dia atrás do Palácio do Planalto e contornamos o prédio a pé, indo ficar bem em frente à rampa, na Praça dos Três Poderes. No caminho, recebemos dos companheiros petistas do DF bandeiras e lencinhos com as frases “Valeu, Lula” e “Bem-vinda, Dilma” e já fomos entrando no clima. Após o início das cerimônias, muita demora: Dilma vai à missa na Catedral; Dilma vai à Câmara tomar posse; Dilma discursa por mais de 40 minutos, a gente acompanhando pelo telão. Quando anunciaram o nome de ACM Neto entre os presentes na posse, a praça veio abaixo em vaias. Mas a grande expectativa do povão era o encontro de Dilma com Lula, que aconteceria no parlatório à nossa frente, e a troca da faixa.
De repente, uma chuva torrencial, daquelas “nunca antes ocorridas na história de Brasília”. Não havia onde se abrigar, pois sair dali significaria perder o lugar privilegiado para sempre e não mais conseguir chegar tão perto da rampa, pois a multidão só crescia e se espremia, todos tentando chegar mais perto. Então, ficamos firmes e fortes; um toró pesadíssimo formado por gotas imensas caindo na cabeça, descendo em cachoeiras por dentro da roupa e encharcando sapatos e afins. Celulares afogados, bolsa cheia d'agua, documentos molhados e com os corpos tremendo um pouco de frio, celebramos a primeira chuva do ano como adolescentes: rindo da situação.
Passa a chuva. Depois de muita espera, Dilma chega ao Palácio, passa de carro rápido à nossa frente, desce na frente da rampa, sobe, encontra Lula e Marisa; cumprimentos, abraços - O povo alterna as palavras de ordem já conhecidas: “Olê olê olê olá, Lula, Lula!” e a variante com o nome de Dilma. Tudo bem, não foi muito criativo, mas foi espontâneo - Vão todos ao parlatório. Lula passa a faixa rápido; mais abraços. Destaque para a mulher de Temer: ele, 70; ela, 27. O povo na praça falando sobre isso.
Dilma faz mais um discurso, este, menor: elogia Lula, agradece. Trata os brasileiros como queridas e queridos. Ressalta a responsabiliade do cargo e compromete-se a trabalhar para o povo mais humilde. Depois do Hino Nacional, todos voltam para dentro do palácio, deixando o parlatório. Muita espera para a descida da rampa: ficam lá dentro cumprimentando chefes de estado e afins. Na descida, Dilma, Lula e Marisa caminham sob gritos e mais palavras de ordem: “Partido, partido, é dos trabalhadores”. Dilma leva Lula até o final a rampa, despede-se dele na porta do carro e sobe de volta à rampa, entrando novamente no palácio.
Agora, na praça, os corações estão apertados: será que ele vem aqui? Será que já vai embora? Muitas lágrimas dos anônimos que se espremem para ver mais de perto os últimos momentos de Lula alí, já como ex-presidente, mas ainda impregnado da vitória de ter a maior aprovação popular entre todos os presidentes brasileiros. Isso a massa provava com sua atitude: olhos lacrimejantes, expectativa, dúvida, esperança. “Acho que ele não vem”, um dizia. “Vem sim, claro que vem” retrucava o outro. Mas ninguém saiu do lugar, mesmo naquele momento em que sabemos que a cerimônia acabou, é hora de ir embora.
Mas então, de repente, surge Lula, atravessa a rua e literalmente cai nos braços do povo. Tumulto. Gritos. Mais lágrimas. “Lula, guerreiro do povo brasileiro”, gritam todos. A multidão se move como um só corpo, no sentido do alambrado. Alguns passam mal, outros esticam braços e câmaras fotográficas, levantam as crianças à altura dos ombros, se espremem. Os pés já não tocam mais o chão e os movimentos individuais não existem, e sim uma massa única de pessoas que se movimenta toda num mesmo sentido, num momento de perigo, medo, susto ao olharmos para trás e vermos o tamanho e o poder da massa que se move, o poder da massa que ajudou a construir o projeto de Brasil que temos hoje ao eleger por três vezes o PT. Enquanto ele andava em paralelo ao alambrado, aos prantos, abraçando as pessoas, estas, em resposta às diversas tentativas dos seguranças de levá-lo embora, gritavam: “Lula é do povo”. Assim, por alguns momentos, até a segurança conseguir puxar Lula de volta, ele tocou novamente o povo, entregou-se a ele. Essa emoção nenhuma TV mostrou.
Lula até se esforçou pra não roubar a cena, mas a estrela deste 01 de janeiro de 2011 ainda foi ele.
(Por: Norma Matos)
11 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:
Tenho percebido que comentários feitos por alguns que se diz se do PT o desejo em aranhar a imagem do ex-presidente diante da opnião pública, onde os mesmos relatam que Lula é um grande ator que deveria ganhar o Oscar de melhor ator. Dizem que ele roubou a cena durante a campanha e na passe de Dilma. este é um comentário muito infeliz, pois jamais um ator por prosfissional que seja ganharia a confiança de mais de 120 milhões de brasileiros e de governantes internacionais de paises como o da: Argentina, Bolivia, Cuba, o tão temido E.U.A, França, Japão entre outros. Fica aquí uma indagação: Isto é ser ator?
Nenhum governo até então tinha feito o que Lula fez em favor da classe menos favoerecida desse país. Veja bem, tem que ser bem coerente pra relatar a situação real em que si vivem os brasileiros hoje, chegar aqui i dizer que está tudo ótima e perfeito isto é uma grande mentira, apesar de todos os avanços alcançados no geverno anterior, ainda tem muito para se fazer, pois foi dado apenas o 1º passo em 2003, o 2º passo em 2007 e cabe agora Dilma da continuidade a este processo. Precisa-se melhorar na Educação, Saúde, Segurança e etc.
Sabe-se que o pais antes de 2003 vinha economicamente andando em macha ré e a partir de 2003 este realidade mudou, foi engatado a 1ª macha e os paises estrngeiros passaram a confiar no Brasil e a economia começou a crescer. Em 2006 com a reeileição de Lula o Brasil engatou a 2ª macha e continou crescendo, pois isto é visivel no olhar de cada brasileiro que hoje pode contar com as principais refeições do dia, pode ir a uma loja e comprar aquele eletro eletrônico e domestico que sempre sonhou mas que nunca podera comprar por não ter uma condição financeira estabilisada. Sabe-se que programas como o FOME ZERO são programas assistencialistas, porem se faz necessário pois foi através deste programas que o brasileiro passou a ter mais orgulho do seu pais, pois esta classe sepre foi esquecida por aqueles que sempre governaram o Brasi. E para engatar a 3ª macha desse processo longo de crescimento Lula sabia que teria que eleger oseu sucessor, por esta razão o mesmo batalhou muito na camoanha da Presidente atual, sabia que se não fizesse isso teria a possibilidade deste processo ser interrompido principalmente pelos os tucanos que sempre estiverm no poder e nada mudava desta triste realidade. Cabe agora a Presidente Dilma com o apois de todos dar continuidade a este processo do contrário há mais de 100 milhões de brasileiros disposto a devolver este cargo para Lula em 2014.
aaaaaaaa
Falar mal de lula dizendo que ele é ator isto é uma grande injustiça que se pode cometer contra uma pessoa que só quer o bem do povo brasileiro. Como se explica o fato deste ator ter ganhado a cofiança de mais de 150 milhões de brasileiros, dos governos internacionais como os da: Bolivia, Cuba, E.U.A, China, Japão entre outros. Isto é ser ator? Acredito que estão tentando menosprezar a inteligencia do povo brasileiro, quando dizem que lula só fala o que o povo quer ouvir, isto é uma grande mentira. A grande maioria dos brasileiros hoje podem fazer duas refeições diarias, ir até um loja e comprar o objeto que sempre desejou. Tudo isso começou no governo lula. Será que hoje ao meio dia iremos almoçar penas as palavra que lula dizia na presidencia? Claro que não. Certo que muito ainda tem que ser feito, foi, dado apenas o segundo passo, cabe a Dilma continuar este processo.
Falar mal de lula dizendo que ele é ator isto é uma grande injustiça que se pode cometer contra uma pessoa que só quer o bem do povo brasileiro. Como se explica o fato deste ator ter ganhado a cofiança de mais de 150 milhões de brasileiros, dos governos internacionais como os da: Bolivia, Cuba, E.U.A, China, Japão entre outros. Isto é ser ator? Acredito que estão tentando menosprezar a inteligencia do povo brasileiro, quando dizem que lula só fala o que o povo quer ouvir, isto é uma grande mentira. A grande maioria dos brasileiros hoje podem fazer duas refeições diarias, ir até um loja e comprar o objeto que sempre desejou. Tudo isso começou no governo lula. Será que hoje ao meio dia iremos almoçar penas as palavra que lula dizia na presidencia? Claro que não. Certo que muito ainda tem que ser feito, foi, dado apenas o segundo passo, cabe a Dilma continuar este processo.
Que desespero heim? Procure um psicólogo ou tente comprar um boneco inflável do Lula... Se acalme, voce ainda verá o lula na telinha...
Tá Bom defensor Anonimo dramático, vamos falor do PT no nosso município. Que tal nós falarmos dos projetos das sisternas ou do projeto esportivo das crianças realizado pelo partido em Adustina, mas sem mentiras eu conheço a história...
Getulio Vargas, Janio Guadros, Jucelino Kubicheke, João Batista de Figueiredo também tiveram aprovação popular enormes no Brasil. E daí? O que adiantou? O que significa?
A resposta é a mesma...
Os atores globais também tem popularidades enormes no Brasil e também são idolatrados pelo povo, que infelizmente se envolve emocionalmente com facilidade...
Desde que nascemos vivemos horas melhores e horas com dificuldades, não devemos nossas vidas e os nossos viver a nenhum político, nem mesmo ao Lula que foi um bom presidente, devemos a nós mesmos que somos guerreiros e não desistimos nunca. Tentar dizer que o que temos é por causa de um homem, um político, um Lula é mentira, somos o que somos por nós mesmos e vivemos dos nossos trabalhos. Nossas alegrias e tristezas devemos a nós mesmo!
Olá Fátima gostria muito de falar do PT de adustina, infelizmente no poderei fazer isto pois não conheço bem que história política que o PT tem aquí. sabe-se que muitos vem pegando carona com o governo federal, agora história própria desconheço. O DEM tem historia, PMDB tambem, agora o PT? huuuuuuuummmmmmmmmm ta dificil viu...
O Comentário acima está correto eu penso o mesmo que voce, só falei na história do PT em Adustina por causa do outro comentarista acima que acredita que o Lula é a 8º maravilha do mundo...
A História é meia complicada...
Sou PT aprovo o governo Lula, mas em Adustina concordo com voce huuuuummmm tá dificil...
Não falei para elogiar o PT de adustina e sim para ironizar.
defendir Lula não é porque acho ele a 8ª maravilha do mundo, pelo o contrário ele assim como nós tem suas limitações como ser humano e não se governa sozinho. Não concordo com o adjetivo (ATOR)porém concordo que se queremos algo mais en nossa vidas temos que correr atrás, político nenhum vai nos dá nada de graça.quero deixar bem claro: defendo o lula na condição de eleitor pois não tenho nenhum vinculo com o PT ou com outro partido, apenas sou funcionário público do município de Fátima.
Me engana que eu gosto, você é cego pelo Lula. Valeu LULETE...
Postar um comentário