sábado, 19 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO: BAHIA TEM OS PROFESSORES MENOS QUALIFICADOS

No Brasil, 16,8% dos professores da rede pública não têm formação suficiente para exercer a profissão e estão em situação irregular, informa reportagem de Marília Rocha e Natalia Cancian publicada na Folha deste sábado.

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases) exige que os docentes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio tenham formação superior, mas 208 mil professores dessas séries concluíram apenas o fundamental ou o médio.

Por Estado, a pior situação é na Bahia, onde 50,8% dos 96,5 mil docentes dessas séries não completaram o ensino superior. Já São Paulo tem a melhor taxa nacional: 2,25% dos 238.667 professores dessa fase do ensino não terminaram a faculdade.

O levantamento, feito com base em dados do Inep (instituto ligado ao MEC) reunidos em 2009 e atualizados em janeiro deste ano, abarca o total de 1,2 milhão de professores que dão aulas nas séries em que há essa exigência.

OUTRO LADO

A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Almeida e Silva, admite que a situação dos professores sem formação suficiente 'fere a lei' e pode comprometer a aprendizagem.

Segundo ela, estão em curso políticas articuladas com governos locais para sanar a questão. 'Nunca temos resultados rápidos em educação, mas as políticas atuais estão bem estruturadas.' 
(Fonte: Folha de São Paulo)

5 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

Anônimo disse...

E agora os SINDICATOS DOS PROFESSORES DIZEM o que?
A realidade é que os professores das redes públicas não se preparam da forma correta, principalmente nos municípios do interior como Adustina, e depois cobram dos governantes uma postura correta!!!

Anônimo disse...

É senhor (a) puxa-saco da administração municipal de Adustina, vc certamente está incluído no grupo dos professores mal preparados e incompetente pq não soube interpretar o texto da Folha de São Paulo corretamente. Volte a estudar numa Universidade qualificada, ok.
Com relação aos professores da Bahia não se preparem da forma correta, como vc citou, é uma verdade para o Estado mas não para Adustina, pq os professores concursados do nosso município possuem graduação e muitos já são pós-graduados ou estão cursando. Alguns poucos professores concursados de Adustina não possuem nível superior, mas vejamos onde eles estão lotados: possuem cargos no alto escalão da Prefeitura, talvez vc seja um deles...
E o que dizer dos professores contratados em Adustina... háa esses sim, em sua grande maioria NÃO POSSUEM NÍVEL SUPERIOR e estão FERINDO A LEI. Mas quem os contratou???? Quem realizou um processo seletivo, no qual não existia a exigência do Nível Superior para lecionar do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental??? Quem foi??? Então, caríssimo a Administração Municipal feriu a Lei e publicou tal ilegalidade no Diário Oficial dos Municípios...Acho melhor vc se informar direito e estudar MAISSS. Estudar abre a mente e os horizontes, leva o indivíduo interpretar melhor os textos e a Vida, ok. E ao SINDICATO DOS PROFESSORES, só tenho que parabenizar pela atuação coerente, pautada na Lei, principalmente por ter seus representantes GRADUADOS!!!, rs.

Anônimo disse...

Voce que replicou meu comentário é professor?
Caso a resposta seja possitiva, deveria se envergonhar! Poucas vezes vi tanto ódio e agressividade em uma única pessoa... Gente dessa estipe não pode dar aulas para crianças e jovens.
Quanto a mim, não moro em Adustina, não possuo nenhum cargo público municipal, estadual ou federal. Nunca tive vínculos com empregos cujo os salários são pagos com o dinheiro do nosso sofrido povo...
Não conheço o prefeito atual de Adustina, nem o passado, não conheço nenhum político de Adustina.
O sindicato, este sim eu conheço. E como conheço... Quanta inoperância e omição...
Já que todas as irregularidades mencionadas acima são verdadeiras, por que o sindicatinho ainda não tomou uma providência???
Realmente preciso estudar mais, não quero me acomodar com as duas faculdades que diplomei em Salvador. Administração de Empresas e Economia, vou cursar agora a faculdade de Ciencias Adustinenses, para entender essas pessoas que só sabem reclamar e agredir as outras. Fazer, de fato, algo para mudar a sua realidade voce não quer, espera que alguém faça por voce...
Para terminar gostaria de dizer que não suporto política, politicos e puxa-sacos de plantão. Não tenho lado político e não espero que voce, um pobre infeliz, consiga entender...

Ednaldo Batista disse...

Concordo com o comentarista que escreveu o primeiro comentário, os professores de Adustina são mal preparados, a maioria falam errado e escrevem muito mal. Ao ver os cadernos de meu neto e de minha sobrinha fiquei completamente assombrado com os erros de portugues professorais.
Quanto a defesa descabida do segundo comentarista, eu lamento ao ver uma pessoa para se defender precisa atacar as outras, isso é uma completa falta de recursos e razão.
Com relação ao Sindicato, eu o considero fraquissimo e muito mal dirigido e seus dirigentes graduados, neu Deus, tenho pena quando ouso o programa pela Abrasom, como falam errado.

Anônimo disse...

Parabéns Ednaldo por demonstrar ser um cidadão honrado e que não precisa se esconder assinando como anônimo para criticar a tudo e a todos.

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!