terça-feira, 29 de março de 2011

BRASIL: MORRE AOS 79 ANOS JOSÉ ALENCAR, EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Morreu nesta terça-feira (29), aos 79 anos, o ex-vice-presidente da República, José Alencar, que lutava contra um câncer desde 1997. Alencar havia sido internado em “condições críticas” na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na última segunda-feira (28), com um quadro de suboclusão intestinal, ou seja, parte do intestino estava entupido em decorrência do câncer na região.

Os médicos, no dia seguinte à internação, afirmaram que Alencar não passava mais por tratamento e estava sendo sedado para não sofrer. Com voz embargada, o médico Raul Cutait disse que Alencar estava "em um momento muito difícil de sua vida".

As idas e vindas do ex-vice ao Sírio eram constantes. Alencar teve alta hospitalar no último dia 15 de março, quando voltou para sua casa, em São Paulo. O ex-vice havia sido internado no dia 9 de fevereiro com peritonite, inflamação na membrana que reveste a cavidade abdominal. O problema foi causado por uma perfuração no intestino.

Em dezembro do ano passado, o ex-vice-presidente deu entrada no Sírio-Libanês com uma grave hemorragia no intestino. O sangramento, causado por um tumor na região abdominal, foi posteriormente controlado pelos médicos por meio de um procedimento chamado embolização.

O tratamento contra o câncer, doença que ele combatia há mais de uma década, foi retomado em janeiro, após ter sido suspenso devido a seu estado de saúde, considerado delicado.

O ex-vice-presidente passou por diversas cirurgias e sessões de quimioterapia para combater tumores no rim, próstata e abdome, além de se submeter, sem sucesso, a um tratamento experimental fora do país.

Devido à doença, Alencar optou por não concorrer a uma vaga no Senado na eleição de 2010. Ao anunciar a desistência, disse que não seria justo com os eleitores tentar uma nova candidatura.  - Sempre disse que só aceitaria examinar uma candidatura se eu estivesse curado. Eu me sinto curado porque estou muito bem, mas continuo fazendo quimioterapia e não sei se seria honesto colocar o meu nome como candidato fazendo a quimioterapia. E eu não posso parar com a quimioterapia.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff, muito próximos a Alencar, estão em Portugal nesta terça-feira (29).

2 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

Anônimo disse...

Fique com Deus José de Alencar.Vc deixou na história um grande exemplo: de trabalhador, luta, moral, superação, ética e humildade.Apesar de toda fortuna que construiu, não deixou que isso o fizesse arrogante, prepotente e desumano.São esses exemplos que devemos exaltar.O país está trite.

Alvaro Vieira disse...

José de Alencar nos deixa o exemplo maravilhoso de um bom político, respeitado e vitorioso. Em apenas 12 anos exercendo a representação do povo no Congresso Nacional e no Governo Federal, foi Senador da República e Vice Presidente do Brasil. Exerceu a Presidencia Nacional interinamente por quase um ano e meio, durante todos esses anos, combateu a corrupção política, nunca agrediu verbalmente um adversário ou uma pessoa publicamente, não se envolveu em brigas ou escandalos políticos e jamais ameaçou alguém ou usou a tribuna do Senado ou do Governo nacional para atacar alguém. Que exemplo de HOMEM PÚBLICO!!!
José de Alencar nos deixa claro que os tempos dos políticos falastrões, Brigões, Ameaçadores que gostam de desqualificar seus oponentes nos microfones já acabou. Ele nos ensina que o bom político não usa seu cargo e poder para intimidar, oprimir, ameaçar e desqualificar outras pessoas, e sim para viabilizar uma vida melhor com dignidade e progresso.

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!