segunda-feira, 23 de maio de 2011

BAHIA: IRMÃ DULCE É PROCLAMADA BEATA

A partir desta data, a freira passa a ser chamada Bem-Aventurada Dulce dos Pobres.


Irmã Dulce foi beatificada às 18h05 deste domingo (22), em cerimônia realizada no Parque de Exposições. Agora, ela passa a ser conhecida como Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. A missa terminou às 19h36. 
  
O delegado papal na cerimônia, Dom Geraldo Majella, leu a Carta Apostólica que tornou Irmã Dulce beata em latim e em português. "Concedemos que a venerável serva de Deus Maria Rita de Sousa Brito Lopes, a qual profundamente confiante na divina providência dedicou-se a cuidar dos doentes, seja chamada de hoje em diante com o nome de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, com sua festa fixada no dia 13 de agosto, podendo ser celebrada a cada ano", diz o decreto do papa Bento XVI.

A proclamação aconteceu depois de uma leitura biográfica sobre Irmã Dulce. A imagem oficial da beata foi apresentada em seguida, ao mesmo tempo em que foi executado o hino em homenagem à Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. "Acolheu crianças, jovens, idosos e doentes, entregues à divina caridade da bondade. Salve, salve, Irmã Dulce do amor!", diz a canção.  

A sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes, a mais antiga voluntária das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Iraci Lordelo, e a madre geral das irmãs franciscanas subiram ao altar depois com as relíquias - fragmentos ósseos do corpo da beata. Além disso, houve queima de fogos e oferta de flores - a miraculada Cláudia Cristiane Santos de Araújo depositou flores junto à imagem. 

 Dilma posa ao lado da miraculada Cláudia Cristiane, de seu filho Gabriel e de Jaques Wagner

A presidente Dilma Rousseff acompanhou a missa ao lado do governador Jaques Wagner. Também estiveram na cerimônia a primeira-dama do estado Fátima Mendonça, o prefeito João Henrique, o ex e governador de São Paulo José Serra e o atual, Geraldo Alckmin, o presidente da Assembléia Legislativa Marcelo Nilo, o presidente do Senado José Sarney, dentre outros. 

Caravanas de Sergipe foram as mais numerosas no evento. Foi do Estado que saiu o caso reconhecido como milagre pelo Vaticano, que propiciou à religiosa, morta em 1992, ser reconhecida como beata.
   
A beatificação é a última etapa antes da canonização - para a qual será necessária a comprovação de mais um milagre. 
 A Bem-Aventurada Dulce dos Pobres é a primeira beata nascida na Bahia. A freira Lindalva Justo de Oliveira, que foi beatificada em 2007, teve atuação religiosa na Bahia, mas nasceu no Rio Grande do Norte.

0 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!