domingo, 28 de agosto de 2011

BLOGUEIROS DE VERDADE... OU BLOGUEIROS SEM RESPONSABILIDADE?


Os Brasileiros, mais especificamente nós internautas Adustinenses, os quais prezo e respeito muito, estão descobrindo o mundo dos blogs. Assim como descobriram o Orkut e o MSN a alguns anos. Agora tem algumas pessoas sem noção querendo estragar os blogs também. É só a gente parar um pouco para pensar e ver que os blogs hoje são responsáveis pela maioria dos conteúdos que aparecem nas primeiras páginas de pesquisa do Google e assim já podemos sentir o estrago.

Felizmente (ou infelizmente), é muito fácil publicar qualquer coisa que se queira na Internet. E os blogs tiveram um papel fundamental nesse avanço. Qualquer um pode manter um blog, com um mínimo ou nenhum gasto – e o pior (ou melhor), ainda pode ganhar dinheiro com isso.

Todos podem ter um blog, isso é comum e direito livre para qualquer cidadão. Mas, com a crescente ascenção dos "salsinhas" aos blogs (leia-se: desoculpados com pouco ou nenhum estudo que se acham blogueiros ou jornalistas), estamos vendo aumentar a quantidade de blogs com conteúdo classe Z (nível mais baixo), que vai do duvidoso à porcaria mesmo. Mas, falemos disso mais a frente.

Felizmente uma onda positiva e contrária a isso tudo tenta a todo custo, manter-se criando e publicando conteúdo, gerando informação de qualidade, dando opiniões sensatas, questionando, propagando, enfim.  Essas pessoas (e eu me incluo nesta classe junto com meu blog Adustina.Net) insistem no modelo blog de publicação e informação verídica e Ética... e não se envergonham em afirmar “sou blogueiro”. 

A questão da credibilidade

Muito se tem questionado sobre a qualidade das informações contidas em um blog, digo isso devido a existência dos maus blogueiros. Com a baixa qualidade das postagens, os blogs continuam sendo exibidos e considerados apenas como diários virtuais, por isso podemos notar também que os maus blogueiros são reduzidos a uma parcela mínima de pessoas sem critério algum, com muito tempo vago e linguajar “próprio”, ou seja, com pouca vontade de aprender, com todo tipo de erro gramatical e o que mais tiver direito (Sabemos que errar é humano, agora, errar se achando um "William Bonner" é de doer na alma).

Ainda assim, surgem pesquisas que sugerem serem os blogs os responsáveis por convencer pessoas a aderirem a uma Campanha, comprarem um produto, desconsiderarem uma empresa/marca, etc. Resumindo, blogs são grandes formadores de opinião por natureza.

Os Blogueiros são pessoas acessíveis (pessoalmente ou através de seus portais). Nos blogs, o leitor pode participar do texto, colaborando, criticando, acrescentando conteúdo, citando outras fontes, corrigindo o autor em algum ponto, pedindo elucidações, etc.

Por isso além dos blogs da região, eu recomendo para leitura inclusive os bons Blogs de Adustina, blogs com informação livre e aberta como o Adustina News, Blog do Locutor Paulo Sérgio, Blog da Asfa, Rede Nordeste de Comunicação e é lógico o Adustina.Net.

O blog é antes de tudo uma ferramenta social, por conta disso, consegue-se fazer muitos amigos lendo blogs. E quem não confiaria na opinião de um amigo ao elogiar ou críticar um determinado produto, marca, conduta, postura, conceito? Se você tem compromisso e credibilidade você é no mínimo passível de confiança.

O lema do maior site de pesquisas do mundo o Google, é bem apropriado para definir como seriam as condutas corretas dos blogs: "Don´t be evil" (algo como “não faça o mal”, “não caia na tentação” em uma tradução livre). Cair na tentação seria, por exemplo, você usar de má fé e copiar todo o conteúdo de uma postagem de um outro blog sem dar o devido crédito ou citar a fonte... e no final da postagem copiada escrever: (Pesquisa por "e o nome do plagiador"). Isso é descredibilizar uma informação, o ato de você "pesquisar" não lhe torna o autor da postagem... Na verdade, não existe problema em copiar, o problema está em não credibilizar sua informação, ou seja, se você vai copiar uma postagem, cite a fonte ou dê os créditos ao blog autor da postagem ou página da internet em que você copiou/retirou a informação. Isto é ÉTICA.

 Responsabilidade com o seu blog

O autor/Editor de um blog que “se vende” está sendo, em primeiro lugar, irresponsável com o seu próprio blog. Esse tipo de atitude é facilmente descoberta e espalha na Internet como fogo no mato seco. Blogueiros fazem e por vezes gostam de barulho. Se alguém faz algo que fere as regras não declaradas, será “punido” pela comunidade com a exposição de seus atos. E aí vai pesar, o blog mais lido terá maior impacto.

Ao assumir o seu blog como um empreendimento, dar o seu nome para ele – seja com ou sem fins lucrativos – você passa a ter que assumir uma postura mais responsável. Você publicizar a vida de outras pessoas, seja a intimidade ou até mesmo imagens de pessoas mortas sem desfoque algum da imagem, isto é um erro grotesco. Expor seu nome, sua reputação, sua “cara” na Internet ou no titulo de sua página é algo arriscado e por isso um certo cuidado é necessário, ponderação com as palavras, com as atitudes, com o tratamento dado aos seus leitores e usuários, e muito, muito respeito para com os outros blogueiros.

Há alguns dias, eu participei com meu blog (www.adustina.net) de uma promoção da Adsense do google, principalmente para buscar rentabilidade, tendo em vista não ter tido interesse até o momento em obter lucro local e comunitário com meu Blog, pois o próprio fato de se investir em seu blog já denota um certo grau de maturidade que vale o apoio dos leitores.  Fiquei sabendo que fui sorteado a alguns dias e ontem o prêmio chegou em minhas mãos por Sedex (um Pendrive de 32 gigas), pense que legal. Não somente pelo prêmio em si – que será muito útil – mas pela dedicação em que tiveram de me mandar o prêmio junto com uma carta com felicitações, vejo com muita alegria que alguns blogs estão no caminho certo e sei que o Adustina.Net é um deles. E é isso que me faz continuar insistindo, tenho certeza de que é isso que faz muitos outros continuarem e juntos termos força para tolerar os maus Blogueiros.

E finalizando esta postagem que é quase um desabafo... mas, será melhor encarado como nossa campanha contra os maus blogueiros, registramos o nosso Obrigado à você leitor por saber optar pelo conteúdo de qualidade, com compromisso e credibilidade.

Palavras do Editor.
www.adustina.net
COMPROMISSO E CREDIBILIDADE EM INFORMAR

13 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

www.adustina.net disse...

Caros Leitores,

Estou recebendo uma infinidade de comentários a respeito desta última postagem sobre "Blogs".

Portanto, eu tentarei responder à todos... ou a maioria deles.

Apesar de ler a todos os comentários, quero que saibam que me reservo no meu direito de moderar e somente publicar o que for imprescindível para o entendimento de minhas respostas.

Portanto, obrigado aos leitores que participam. E vamos lá!

Att. o Editor

www.adustina.net disse...

A credibilidade de um site de Internet depende em parte da confiança e do tipo de informação que é passado aos seus leitores.

A questão do anonimato ou não é apenas um item de somação que apenas auxilia um Blog no seu sucesso.

Obrigado por comentar.

www.adustina.net disse...

Obrigado a todos que nos enviam mensagens com elogios ao Blog Adustina.Net e em especial a nossa postagem "Blogueiros de verdade ou blogueiros sem responsabilidade"

Att. o Editor

www.adustina.net disse...

Concordo com você no que diz respeito a DES-necessidade de colocar fotos de pessoas mortas ou expor pessoas em situações constrangedoras nos blogs ou sites. Isso é "vergonha alheia"

Deixo a pergunta: Será que as famílias das pessoas mostradas nas fotos estão satisfeitas com a exposição a que são submetidas?

Obrigado por participar.

Att. o Editor

www.adustina.net disse...

Ao leitor que citou em seu comentário:

"Tem uns blogs do estilo TORCE e SAI SANGUE"

Adorei a sua referência, eu não poderia expressar melhor.

Parabéns e obrigado por comentar.

Att. o Editor

www.adustina.net disse...

1. Quero dizer a alguns leitores que citaram outros blogs de Adustina, eu acredito que a boa informação não deve ser julgada exclusivamente por algum erro ortográfico, é lógico que deve se ter um limite, mas o que vale é o conjunto de informações postadas em suas respectivas páginas.

2. Imitar os outros é um erro que leva ao declínio.

3. A boa fé conta sim.

Obrigado por participar.
Att. o Editor

www.adustina.net disse...

Boa tarde caros internautas,

Vou aproveitar para responder mais alguns comentários feitos em nosso Blog, referente a postagem: "Blogueiros de verdade ou blogueiros sem responsabilidade".

Desde já, parabéns pela iniciativa em participar e pelas ótimas sugestões que nos são enviadas.

Ah, antes que eu esqueça... manterei a mesma linha no sentido de só publicar os comentários caso sejam imprescindíveis para a compreensão de minhas respostas. ;)

www.adustina.net disse...

As nossas postagens são praticamente diárias e sim, nós damos ênfase aos assuntos relacionados ao estado da Bahia.

Obrigado por participar.

www.adustina.net disse...

Quero com muito prazer responder a um comentário especificamente:

Você erroneamente cita alguns nomes em seu comentário, já referente a matéria sobre os blogueiros, se você observar bem, NÓS NÃO CITAMOS NOME NENHUM. A postagem é abrangente de forma a contemplar os diversos aspectos da conduta dos blogs na internet. Mas pelo que vi, você quer vestir a carapuça.

Sobre o seu pedido para publicar o comentário que nos enviou, digo o seguinte: O seu comentário é DESconstrutivo, não soma em nada.

Uma equipe com 04 pessoas administra o Blog Adustina.Net, mas eu decido e publico o que eu quiser. Neste caso, me nego a publicar algo tão ininteligível como o seu comentário. Meus leitores não merecem isso.

O conteúdo que é postado neste blog é selecionado para obter o máximo de ética e decência. Que não é o caso do seu comentário o qual, parte nem eu consegui ler.

E fico feliz por saber que você também lê nossas postagens, só assim você poderá aprender mais... assim como nós aprendemos com nossos fiéis leitores.

Obrigado por participar.

Att. o Editor

www.adustina.net disse...

Ao nosso leitor "Zé de Adustina", suas palavras são válidas e dignas de um bom observador. Esperamos poder conhecê-lo futuramente e contar sempre com sua participação em nosso Portal.

Obrigado por participar.

Att. o Editor

www.adustina.net disse...

Caro amigo "Zé de Adustina", recebemos sua mensagem.

Obrigado.

Forte abraço.

www.adustina.net disse...

Caro leitor,

Sim, aceitamos sua sugestão e estaremos postando mais conteúdos da categoria "HUMOR".

Aliás, você alimentou as idéias de um de nossos amigos aqui. (risos).

Vamos trabalhar em um projeto interessante. Aguarde!

Ah, obrigado pelas dicas.

Att. o Editor

www.adustina.net disse...

Queremos aproveitar para agradecer a mensagem de João Dias do portal Adustina News.

Caro amigo, você é um exemplo de pessoa amiga. Principalmente por proporcionar momentos de lazer para os moradores de toda a região, seja através do seu blog ou na rádio.

Um forte Abraço do Editor

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!