sábado, 24 de setembro de 2011

MUNDO: NASA CONFIRMA QUEDA DE SATÉLITE DO TAMANHO DE UM ÔNIBUS

Equipamento de 5,5 toneladas pode ter caído em cidade canadense.

Destroços do satélite estariam no sul de Calgary, no Canadá

O satélite UARS (Upper Atmosphere Research Satellite) entrou na atmosfera e caiu na Terra, confirmou a Nasa (agência espacial americana) neste sábado (24).

Através de sua conta no Twitter, a Nasa assegura que seus "restos caíram na Terra" entre 0h23 e 2h09 deste sábado (horário de Brasília), mas não possui detalhes quanto ao local do impacto.

- O satélite estava passando sobre Canadá e África, assim como sobre vastas zonas dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico.

A agência espacial acrescenta que "o momento preciso da entrada na atmosfera e o local do impacto não são conhecidos com certeza".

Segundo mensagens divulgadas do Twitter, mas ainda não confirmadas, algumas partes do satélite teriam caído na cidade canadense de Okotoks, no sul de Calgary.

O UARS tem o tamanho de um ônibus e pesa mais de 5,5 toneladas, mas a Nasa voltou a insistir nesta sexta-feira (24) que o risco para a segurança das pessoas é "muito remoto".

A agência garante que desde o começo da era espacial não foi registrado nenhum caso de pessoa ferida por um objeto espacial, que desta vez tinha chance de um em 3.200 de atingir alguém.

Os cientistas haviam calculado que o satélite se despedaçaria ao entrar na atmosfera e que pelo menos 26 grandes pedaços suportariam as altas temperaturas do reingresso e cairiam sobre a Terra.

O governo americano adverte que, caso restos do equipamento caiam em uma área povoada, que avisem às autoridades e que não toquem as peças. Isso porque todos os restos são de propriedade do governo americano, de modo que, insistem as autoridades, "não se pode vender para colecionadores, nem através do site eBay".
(Fonte: R7)

0 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!