segunda-feira, 24 de outubro de 2011

AGRICULTURA: PROGRAMA VIDA MELHOR CHEGA AOS AGRICULTORES DO NORDESTE BAIANO


Para mobilizar e divulgar as metas do Programa Vida Melhor - Oportunidade para quem mais precisa -, no território Semiárido Nordeste II, reuniram-se, nesta quinta-feira (20), no plenário da Câmara Municipal de Ribeira do Pombal, técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), do território. O programa do Governo Estadual visa melhorar a renda da população, reduzir as desigualdades e dinamizar a economia baiana, através da inclusão socioprodutiva dos beneficiários.

O evento é resultado da parceria da EBDA com a Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF) da Secretaria da Agricultura (Seagri), e contou com a participação do Assessor da Casa Civil, Júlio Santana Rocha. Também estiveram presentes, representantes das prefeituras e secretarias municipais de Agricultura, sindicatos, cooperativas, associações e assentamentos da Reforma Agrária, movimentos sociais e outras instituições, dos 18 municípios que compõem o território.

Desenvolvido como parte do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, o Vida Melhor deverá beneficiar 120 mil famílias no meio urbano, e mais 280 mil no campo, até 2015. De acordo com o assessor da Presidência da EBDA, José Augusto Bitencourt, o Território Semiárido Nordeste II deve ser um dos maiores favorecidos no Estado, devido ao grande número de agricultores familiares com baixa renda. “Com o fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), realizada pela empresa, o programa aumentará a produção da agricultura familiar, melhorando a renda e qualidade de vida desse público”, afirma Bitencourt.

A diretora de Produção da SUAF, Maria Auxiliadora Lobo Alvim, ressaltou a importância da EBDA para a realização das ações do programa. “A assistência técnica é prioridade para concretizarmos o compromisso do governo de erradicação da pobreza e da extrema pobreza no campo, e a EBDA é a principal parceira da SUAF nessa atividade”, afirmou Alvim. 

AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO

Alvim ainda explicou que as demais ações previstas no programa - como a distribuição de sementes, mudas, animais melhorados, sêmen, kits de insumos produtivos, a viabilização do crédito rural e a adesão dos agricultores ao Fundo Garantia Safra -, estarão diretamente vinculadas à prestação da Ater, aos produtores, garantindo que esses recursos promovam, de fato, a emancipação econômica das famílias beneficiadas.

O gerente Regional da EBDA, em Ribeira do Pombal, Gleberval Nunes de Carvalho, assegurou o compromisso da empresa com o projeto: “qualificar os técnicos para que possam realizar uma assistência técnica mais eficiente e efetiva para os agricultores, além de dar suporte e viabilizar o acesso dos pequenos produtores às políticas públicas, observando as principais cadeias produtivas da agricultura familiar, como a mandioca, o mel, a fruticultura, a bovinocultura do leite, a ovinocaprinocultura e oleaginosas, é a nossa meta”, finalizou Carvalho.
(Fonte: Assimp/EBDA - Adustina.NET)

0 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!