segunda-feira, 28 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO: FTC SE DEFENDE DE UMA SÉRIE DE ACUSAÇÕES

 
A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) contesta a matéria publicada no último dia 26 nesta Tribuna. Representantes da faculdade visitaram a sede da Tribuna. Segundo a instituição, em toda Rede FTC, os vencimentos foram pagos em todos os meses de 2011. Ainda de acordo com a faculdade, os diplomas estão sendo expedidos regularmente e que é de interesse da instituição deixar o processo ainda mais célere. Abaixo nota da íntegra.

"Em toda Rede FTC, os vencimentos foram pagos em todos os meses de 2011. A situação de atraso veiculada foi pontual no mês de outubro. Sobre este fato, informamos que 90% dos funcionários já receberam os salários e a folha dos docentes está sendo paga desde quarta-feira, 23 do mês em curso e será encerrada nos próximos dias.

Nessa mesma matéria, veicula uma denúncia de pais de alunos sobre o não recebimento de diplomas por seus filhos formados desde 2007. Esclarecemos que os diplomas vêm sendo regularmente expedidos por esta Instituição; que os boletos referentes à chancela estão quitados, não restando dívidas com a mesma, a suposta demora é decorrente do trâmite inerente à expedição do documento e consequente chancela. A instituição tem todo interesse em agilizar esse processo e vem trabalhando para que isto aconteça o mais rápido possível, por isto, busca, também, outras universidades para as chancelas de seus diplomas, além da UFBA.

Sobre a denúncia de que a instituição recebeu nota 2 do Ministério da Educação (MEC) e perdeu autorização para ensino à distância, informamos: apesar da nota 2 (dois) em seu IGC, o Índice Contínuo nos distancia das punições estabelecidas em recente despacho do MEC/SERES publicado no Diário Oficial. Ainda esclarece que a FTC Salvador foi recredenciada no mês de outubro do ano em curso, tendo como resultado um Conceito Institucional 3, devidamente publicado no site oficial do MEC para consulta pública – emec.mec.gov.br, o que comprova e evidencia que não sofreu nenhuma punição ou sanção. Quanto ao Ensino a Distância, a IES recorreu da decisão do Ministério de Educação sobre a suspensão de vagas e possível descredenciamento desse curso. O processo do EAD da FTC encontra-se em avaliação no Conselho Nacional de Educação e ainda não houve decisão final do MEC.

Foi noticiado também que professores disseram que a instituição desviou verba no vestibular desse mês e que o dinheiro está sendo empregado em compras de bens materiais, em nomes de “laranjas”. Diz ainda que devido às dívidas trabalhistas, oficiais de justiça foram à instituição há dois meses e tiraram alunos que estavam em aula nas salas do curso de odontologia e levaram as cadeiras. Há neste comentário tergiversação dos fatos. Resta-nos investigar!

Diferentemente do veiculado, não houve vestibular no mês em curso. O ultimo vestibular aconteceu no mês de setembro deste ano. Quanto aos "possíveis" recursos captados e seu destino, esclarecemos que foram utilizados para pagamento das despesas do mês de outubro. A mantenedora informa que a assessoria jurídica da FTC entrará em contato com a diretoria desse jornal para solicitar a origem desta malfadada e injuriosa informação, a qual versa acerca da malversação das verbas arrecadadas em suposto vestibular que se repise NÃO OCORREU. Na verdade, a Rede FTC o realizará neste domingo, 27 de novembro.

A FTC Salvador fez investimentos em seu curso de Odontologia, substituindo as cadeiras antigas por outras novas. O equipamento antigo encontra-se no depósito da instituição. Estranhamos a esdrúxula afirmação de cadeiras do Curso de Odontologia entregues à Justiça, e de alunos retirados de aula por esse motivo.

A informação de que “Mestres e Doutores foram mandados embora e apenas professores Pós-graduados estão dando aulas o que não é permitido pelo MEC”, contém outro equívoco: diferentemente do que foi veiculado, o MEC estabelece que apenas professores Pós-graduados podem dar aula. E um professor pode ser Pós-graduado em diferentes níveis: Especialização, Mestrado e Doutorado. Reafirmamos: nenhuma unidade da Rede FTC está demitindo seus professores Pós-graduados, especialmente os Mestres e Doutores – que são essenciais para a qualidade do curso e consequente obtenção de boas notas nas Avaliações do MEC.

Neste mês de novembro, foi publicado no EMEC - emec.mec.gov.br - as notas do Recredenciamento das diversas unidades da Rede FTC e o conceito final da FTC Salvador nessa avaliação foi 3 (três), o que só seria possível com a manutenção de um quadro de mestres e doutores em número igual ou superior às exigências legais. Sobre isto afirmamos: a IES atende, em condição superior ao adequado, as exigências do MEC no tocante à titulação de docente em seus cursos.

A comunidade interna vem sendo esclarecida devidamente sobre as ações atuais e efetivas adotadas pela mantenedora para resolução da situação pontual de atraso de salários, a exemplo da reunião nesta última quinta-feira, 24, entre coordenadores, gestores e professores da IES. A FTC tem-se pautado em uma gestão transparente, sempre mais próxima aos seus colaboradores, empreendendo esforços para aprimorar, cada vez mais, a qualidade de seus cursos, adotando atitudes concretas, com seriedade e responsabilidade para a solução de seus problemas".
(Fonte: Tribuna da Bahia)

0 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!