terça-feira, 8 de novembro de 2011

SANTA BRÍGIDA: PREFEITO RENUNCIA AO CARGO ONZE MESES ANTES DAS ELEIÇÕES

Em reunião realizada no último dia 04 de novembro, sexta-feira, em sua casa com secretários e diretores de departamentos, o prefeito Padre Teles anunciou seu afastamento permanente do cargo de gestor do município, em seu segundo mandato. Segundo ele, a relutância consigo mesmo sobre a possibilidade de deixar o cargo o acompanha desde início de 2009, mesmo antes ter sofrido o golpe político pela Câmara municipal que resultou em seu afastamento por quase 15 dias, o que gerou um desconforto imenso, já que sua intenção desde o primeiro mandato, era de cumprir o que havia prometido, ficar apenas quatro anos à frente da prefeitura e definitivamente findar a desastrosa administração do exprefeito, nome que ele e seu grupo haviam sugerido na época para disputar as eleições e que veio a ganhar.

O fato é que, diante de um cenário propenso a decepções e julgamentos desprovidos de verdades por parte de pessoas que agem desmedidamente com ações sórdidas e pensamentos obcecados, numa tentativa de a todo custo, denegrirem e mancharem a imagem de uma pessoa sobressai, e muito, possíveis ideais e uma a verdadeira vontade de ver o crescimento do município e de sua gente. Padre Teles já havia feito outras reuniões onde anunciara sua intenção de deixar o cargo, pois já não sentia o mesmo entusiasmo como antes, embora não tenha deixado de buscar melhorias significativas para o município, como de fato conseguiu. Por outro lado, sua equipe de trabalho insistia constantemente para que ele permanecesse no cargo e, juntos, pudessem chegar ao fim do segundo mandato.

Aliada a toda problemática exposta, surgiram as fortes crises sofridas por quase todos os da região semi-árida, como queda nos repasses do governo, gerando dificuldades em assegurar o cumprimento dos índices obrigatórios na administração pública; as condições temporais da conjuntura política dentre outros fatores, podem ter sido suficientes para afetarem a posição do gestor. Por último, o caso do pedido de intervenção do Estado, movido pelo MP, o que caiu como um balde de água fria sobre ele que já sabia que maquinavam secretamente contra ele, com indícios fortes de persuasão.

Na ocasião dessa última reunião, embora tenham acorridas argumentações acerca da permanência de Teles até o fim de seu mandato por parte de toda a sua equipe e daqueles que já compunham esta, como a presença e colocação do ex-chefe de gabinete de Santa Brígida, Fernando Mota - que inclusive foi um dos responsáveis pela vitoriosa campanha nas eleições de 2004, que levou Padre Teles a ser prefeito de maior expressão de voto da história do município -, nada foi suficiente para convencê-lo dar continuidade ao mandato.

Segundo Teles, a carta de renúncia será apresentada à Câmara de Vereadores assim que a procuradoria da prefeitura formular o processo de transição. Com a saída de Padre Teles, seu vice, o Sr. Eugênio Souza, deverá assumir a prefeitura definitivamente até o final do mandato em 2012. Ele afirma que o que está fazendo não desrespeita o povo, mas este deve entender que todo ser humano tem suas limitações e razões que vão além da compreensão lógica, mas sua saúde e projetos pessoais também interferem em suas decisões. É bom lembrar que Teles ainda é padre, pois assim foi sua primeira escolha, embora ele ainda não tenha falado a respeito de seu futuro na diocese ou onde quer que seja.

É relevante dizer que casos como este (renúncia ao cargo de prefeito) é raro, já que temos visto na maioria dos casos o contrário, ou seja, a justiça pede o afastamento do gestor muitas vezes por improbidade, outras por crimes contra o patrimônio público e afins. Portanto, julgase digno de sua parte reconhecer suas limitações e sair deixando "a casa em ordem". Padre Teles também se orgulha de sair deixando suas contas todas aprovadas pelo TCM, ao todo foram cinco, incluindo a de 2010. A de 2006 foi julgada pela Câmara como indigna de aprovação, isso por conta da não observância à lei de suplementação, que determinava a solicitação de concessão do uso de recursos acima do percentual pré-estabelecido que era de 30%, este índice foi ultrapassado em 2%.

O pedido de renúncia foi protocolado hoje, terça-feira, 8 de novembro, na secretaria da Câmara e estará na pauta da sessão de amanhã, quarta-feira, 9 de novembro, às 20h, e em seguida, será dada posse ao Sr. Eugênio de Souza. O prefeito ainda fará um pronunciamento nos meios de comunicação expondo abertamente sua decisão, onde também agradecerá aos seus eleitores e todos os munícipes que acreditaram em sua capacidade de gerir o município. NOTA OFICIAL DA ASSESSORIA DO GABINETE DO PREFEITO, POR PAULO ROBERTO R. DOS SANTOS.

0 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!