quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ARACAJU: GÊMEAS SIAMESAS NASCEM NA MATERNIDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES

 
É no isolamento da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn), onde as pequenas Karinny Vitória e Kamille Vitória permanecem em observação. Pesando 4,435 kg, as gêmas siamesas nasceram no último dia 22. Desde então, se transformaram na grande atração da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL).

De acordo com o cardiologista Marcos Pavioni, que acompanha o caso, o quadro clínico das meninas é considerado estável, pois elas respiram sem ajuda de aparelhos, fazendo apenas o uso de oxigênio. Mas, como nasceram com os corações fundidos, a equipe ainda está avaliando a possibilidade de cirurgia para separá-las. “Já mantemos contato com o Instituto do Coração [Incor] hospital de referência nesses casos em São Paulo e estamos compartilhando as informações”, explicou Marcos.

CAMPANHA

Enquanto se recupera do parto na Ala Verde da unidade, a mãe das gêmeas não consegue conter a emoção. Desde que soube da notícia, durante a primeira ultrassonografia realizada apenas no sexto mês de gestação, ela conta que foi tomada por um misto de surpresa e ansiedade. “Eu não via a hora de elas nascerem para que eu pudesse conhecer os rostinhos das minhas filhas”, revelou a dona de casa Aline Ferreira.


Moradores do município de Amparo de São Francisco, os pais de Karinny e Kamille agora tem outra preocupação: o enxoval das recém-nascidas. Como está desempregado, Cris Magno dos Santos solicitou a divulgação do fato para que a sociedade possa colaborar com a família. “Precisamos de fraldas, material de higiene e roupinhas. Para se ter uma idéia, não temos sequer um berço. Estamos confiantes na solidariedade do povo sergipano”, destacou Cris Magno.

Segundo a responsável técnica pelo serviço social da MNSL, Fátima Andrade, as doações devem ser entregues no setor que fica localizado logo na entrada principal da maternidade. “As pessoas também podem nos procurar através do telefone 3225-8671, que estaremos prontas para atendê-las. Afinal, qualquer ajuda é bem vida!”, esclareceu Fátima.

SIAMESES

Os gêmeos xifópagos, ou siameses, são monozigóticos, ou seja, formados a partir do mesmo zigoto. Porém, nesse caso, o disco embrionário não chega a se dividir por completo, produzindo gêmeos que estarão ligados por uma parte do corpo, ou têm uma parte do corpo comum aos dois. O embrião de gêmeos xifópagos é, então, constituído de apenas uma massa celular, sendo desenvolvido na mesma placenta, com o mesmo saco aminiótico.

Estima-se que dentre 40 gestações gemelares monozigóticas, uma resulta em gêmeos interligados por não separação completa. Num outro tipo de gêmeos xifópagos (hoje sabidamente mais comum) a união acontece depois, ou seja, são gêmeos idênticos separados que se unem em alguma fase da gestação por partes semelhantes: cabeça com cabeça; abdômen com abdômen; nádegas com nádegas, etc.

O termo "siameses" originou-se de uma famosa ocorrência registrada desse fenômeno: os gêmeos Chang e Eng, que nasceram no Sião, atual Tailândia, em 1811, colados pelo ombro. Eles casaram, tiveram 22 filhos e permaneceram unidos até o fim de seus dias, tendo falecido com um intervalo de 3 horas um do outro.
(Por: Priscila Andrade /Fotos: Ricardo Pinho/FHS)

0 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!