segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ADUSTINA.NET: LIDERANÇAS POLÍTICAS DE ADUSTINA COMENTAM SOBRE A SITUAÇÃO DO AÇUDE PÚBLICO

Ex-prefeito de Adustina, Zé Aldo, vice-prefeita do município, Nilda, e o lider do Partido dos Trabalhadores de  Adustina, Roberto Santos, atendendo a nosso pedido, falaram com exclusividade ao ADUSTINA.NET sobre a atual situação do açude de Adustina/BA.


Sempre de forma imparcial e democrática, o ADUSTINA.NET convidou algumas lideranças políticas de Adustina para participar de um debate sobre um dos assuntos mais importantes da atualidade, que é o baixo nível das águas do açude público de Adustina e consequentemente os incomensuráveis prejuízos que vem causando às famílias e pescadores do povoado Bom Jesus e outras localidades.

Pensando no bem estar da população adustinense e com a intenção de alertarmos as autoridades responsáveis, o nosso Portal de Noticias nesta questão, com fins de utilidade pública, tem procurado uma forma de intervir na situação que hoje já é considerada "grave", e é por isso que resolvemos abrir espaço para ouvirmos líderes regionais que possuem certo entendimento no assunto.

Para conversar conosco, foram convidados: O Prefeito de Adustina, Manoel Vieira de Santana (Bebé), a vice-Prefeita de Adustina, Agenilda Elias de Jesus (Nilda da Lagoa do Barro), o ex-Prefeito de Adustina, José Aldo Rabelo de Jesus (Zé Aldo) e o líder do Partido dos Trabalhadores de Adustina, Roberto Santos de Santana (Roberto Santos).

A equipe do Adustina.Net, entrou em contato com a Assessoria do prefeito de Adustina, "Bebé", para que o mesmo pudesse se pronunciar sobre o assunto, mas até a data combinada com nossa redação, dia 16 de fevereiro (quinta-feira), ou mesmo até o fechamento desta matéria, hoje 20/02, não recebemos nenhuma resposta por parte do prefeito e sua Assessoria, sendo o único neste caso a não apresentar o referido comentário sobre um tema de extrema relevância como o açude público de Adustina.

O ex-prefeito de Adustina, "Zé Aldo", a vice-prefeita "Nilda" e o Sr. "Roberto Santos" atenderam prontamente ao nosso pedido e falaram com exclusividade ao WWW.ADUSTINA.NET.

Nossa proposta, igual para todos os convidados a participar da discussão deste tema foi:

Diante dos fatos apresentados na matéria do Blog Adustina.Net: "URGENTE: AÇUDE PÚBLICO DE ADUSTINA PEDE SOCORRO", como o (a) senhor (a) vê a situação do açude de Adustina hoje? Quais ações podem ser tomadas para sua melhoria e como o (a) senhor (a) acredita que o açude estará a  curto e longo prazo?



POR: JOSÉ ALDO RABELO DE JESUS (ZÉ ALDO)

Inicialmente quero parabenizar ao ADUSTINA.NET por mais esse trabalho chamando atenção para esse problema e agradecer pelo convite para participar desse debate. O açude público de Adustina vem sendo impactado por constantes aportes de esgoto bruto proveniente da cidade, sinalizando impacto ambiental. Além disso como uma das finalidades de uso é a piscicultura, a água pode comprometer a qualidade sanitária dos alimentos e peixes, pois a carga de coliformes é alta. Melhorar significativamente o esgotamento sanitário e a coleta de resíduos sólidos seria uma das soluções a longo prazo com participação da união, do estado e do municipio. Para que isso aconteça é necessário que o gestor se manifeste. À curto prazo,  conscientizar a população acerca da problemática ambiental em que vive,  capacitando-a na implantação de ações que visem a proteção do meio ambiente, principalmente do açude da saúde e qualidade de  vida através de cursos, seminários, projetos e programas com demonstrações práticas, que servirão de base  para a promoção da educação ambiental. A prefeitura municipal poderá solicitar cooperação técnica a instituições como a Universidade Federal da Bahia, Secretaria de Estado da Saúde, o Ibama, Ebda entre outras, para, através de convênios ministrar cursos e programas estabelecendo um novo cenário sócio-ambiental e participativo da comunidade. Investir na melhoria do grau de escolaridade da população, principalmente as que utilizam e residem no entorno do açude e da barragem para proporcionar o exercício pleno da cidadania. Dela depende o sucesso de ações políticas de conscientização quanto ao valor da natureza. Fazendo com que esta se sinta parte integrante  do meio em que vive. Um abraço e que Deus mande chuva o mais rápido possivel, pois só ele é quem tem para dar com abundância.


POR: AGENILDA ELIAS DE JESUS  (NILDA)  
                  
Vejo uma situação muito triste e que já se tornou uma situação de calamidade pública. Acredito que a primeira ação a ser desenvolvida é uma mobilização dos poderes públicos: município, estado e união para fazer uma dragagem, ou seja, uma limpeza muito bem feita da área, para combater o assoreamento. Uma outra ação que deve ser desenvolvida é a conscientização da comunidade local para preservar a vegetação existentes às margens do açude. E onde não mais tiver vegetação fazer o plantio de novas árvores. A terceira ação é sobre a situação dos carros pipas. Será necessário a intervenção do poder público municipal para solicitar junto ao governo do estado a construção de barragens e poços  artesianos em todas as comunidades, principalmente as que sofrem mais com a seca. E não deixar que todos procurem somente o açude, se  as pessoas procuram o açude é por que não existe outra alternativa de se adquirir o bem mais precioso que é a água. Quanto a última questão se não forem tomadas às devidas providências o açude pode não ser o mesmo nunca mais, pois, mesmo chovendo muito se não fizer a dragagem volta tudo outra vez.



POR: ROBERTO SANTOS DE SANTANA (ROBERTO SANTOS)

A situação é grave, haja visto não haver vontade política, o poder público municipal, nunca viu o açude como nada. Não sabendo que o açude é fundamental no desenvolvimento sócio-econômico do município, pois, já poderia ter havido a celebração de convênio do DNOCS com o município no sentido de dinamizá-lo, criando oportunidade de emprego e renda com a efetivação de vários projetos tanto na piscicultura como no turismo, buscando recursos em várias esferas do governo tanto Federal, quanto Estadual, e mesmo recursos para sanar os problemas existentes, quanto a sua limpeza, revitalização e tratamento dos resíduos que vem do esgotamento sanitário da cidade, com construção de estação de tratamento. O açude tem jeito, falta vontade de se resolver o problema.   



MENSAGEM DO EDITOR

Ficamos felizes em poder apresentar a visão e as idéias de pessoas que de uma forma ou de outra, sempre puderam auxiliar o município de Adustina, nas soluções de casos que envolvem diretamente seus habitantes. Desde já, queremos agradecer a todos que participaram e acreditam no trabalho sério do principal veículo de comunicação de Adustina na Internet, o Portal de Notícias ADUSTINA.NET.

(POR: WWW.ADUSTINA.NET)

11 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

Anônimo disse...

Parabéns adustina.net por essa iniciativa!!!

tenho certeza q o prefeito (bébé)não pode responder essa redação por falta de tempo !!

comcerteza ele devia esta esse final de semana em cima de alguma patrol fazendo serviços

pois ele e muito dedicado ao municiopio....

Anônimo disse...

Parabéns Adustina.Net pela reportagem sobre a situação do Açude Público de Adustina e a entrevista com as lideranças políticas de nosso município afim de que a população possa estar atualizada sobre o situação de urgência que acomete o açude e nosso município, bem como saber o que pensam e como agiriam nossos futuros governantes. Infelizmente, nosso atual prefeito é resistente aos novos meios de comunicação e por isso ficamos sem saber qual a sua posição, como gestor público, perante a situação em questão.

Anônimo disse...

primeiro, meus parabens ao Adustina.Net pela iniciativa,. Gostei das 3 menções sobre o açude publico...porem falta iniciativa do poder publico municipal...razão pela qual não deu a sua parcela de participação, E todos deram suas parcelas e já sabemos o que deve ser feito...que tal cada um buscar junto a suas lideranças uma solução...o DNOCS é quem pode revitalizar...e é hora de aciona-lo....

Anônimo disse...

Parabéns ao Adustina Net por essa máteria.Pois dessa forma podemos conhecer as idéias das lideranças política do nosso municipio.Quanto ao gestor municipal mostrou mais uma vez o descaso pela coisa pública.Ele também não está aberto as novas tecnologias e por isso não valoriza esse meio de comunicação tão importante para o nosso municipio.
Ainda bem gestor que você já está se aposentando e com certeza gestores com outra mentalidade administra-rá nossa Adustina.Estou torcendo muito por uma união dos 3 entrevistados para que possamos voltar a sonhar com dias melhores.
E que todos juntos possam tentar fazer alguma coisa pelo nosso açude.

Anônimo disse...

Parabens! ao Adustina net. pela matéria. quanto as entrevistas. vejo que todos esses políticos, estão ligados ao governo. pois oposição ao governo estadual e federal não existe mais em Adustina. como o DNOCS é um orgao federal. Cabe a todos si mmobilizar e cobrar deste governo. Aquilo que manifestaram em suas entrevistas.Não é preciso estar em uma prefeitura, para lutar por aquilo que venha beneficiar o povo. Afinal voces apoiaram Deputados federeal e estadual. Sei que são competentes para tal. mais acho que o momento é arregaçar as mãos. atirar pedra no gestor não vai resolver nada, afinal todos já foram aliados a Ele. e em todo esse tempo não foi feito nada em prol do açúde público. no que diz respeito a o esgotamento sanitário.
si este gestor está aí até hoje, todos voces contribuiram, apoiando, e ja sabiam como administrava. acho que o momento é de unir força e lutar pelo nosso açúde, o momento é de agir e cobrar dos deputados (Estaduais e Federais)REVITALIZAÇÃO JÁ.

Anônimo disse...

Concordo com o colega do comentário sobre "aliados". Todos realmente foram aliados a ele, e não precisa estar no poder para fazer alguma coisa pelo açude. Também acho que o açude não é coisa que resolve rápido. Mas, seria muito bom se voces se unissem em prol pelo menos da tentativa de se fazer algo por este bem histórico e público de Adustina e região. E parabéns ao Adustinanet, site muito serio no que se propos a fazer. parabens

Anônimo disse...

Parabens AdustinaNet por mais esse trabalho voltado aos problemas do municipio de adustina. Ao mesmo tempo quero manifestar minha admiração ao ex-prefeito Zé Aldo que em 2008 se mobilizou e trouxe melhorias para a barragem e para os pescadores da nossa comunidade,como reculperação da banca e do sangradouro,tanque rede envolvendo 40 familias através do convenio DNOCS com associação dos pescadores sob a presidencia de Valdina.Peixamento de 500 reprodutores das especies crumata,tilapia e carpa,além de 50mil filhotes de peixes de tilapia e carpa.Tudo isso porque foi buscar e teve apoio das pessoas nos orgãos competentes.Pena que não teve mais tempo para fazer muito mais.Essa é a função de um GESTOR procupado com seu municipio

Zé de Adustina disse...

Os pronunciamentos dos 3 pré-candidatos a prefeitura municipal me decepcionaram, todos muito fracos com relação ao conteudo técnico da gravidade da situação do açude municipal de Adustina. o menos ruim foi o do ex-prefeito Zé Aldo que demonstrou um pouquinho mais de conhecimento sobre o problema, mas sem duvidas o pior foi o do prefeito Bebé que se recusou a falar sobre o assunto. É claro que a culpa do problema não pertence ao prefeito ou a administração municipal, mas cabe ao gestor municipal a responsabilidade e a obrigação de cobrar imediatamente, do órgão responsável, as providências necessárias para abrandar as conseguências da calamidade, assim como buscar as causas e responsabilidades do acontecido. Na situação de prefeito municipal deve ainda agir junto ao governo do estado medidas urgentes para solucionar o problema e também através dos deputados federais e senadores da Bahia pedir auxílio junto ao governo federal em Brasília. Rezar e esperar chuvas em abundância só não basta!
Fiquei impressionado com os comentários populares dos leitores do Adustina.Net que se preoculparam unicamente com a política eleitoral se prendendo a criticar ou elogiar A ou B, esquecendo-se da gravidade do problema do açude e da importância sócio-economica do mesmo.

Anônimo disse...

Discordo do Zé de Adustina, os 03 que se pronunciaram foram muito felizes em suas colocações, porém acho muito pouco provável que irão colocar em prática. Já o prefeito é uma pena não ter se pronunciado, acho que ele nem dá a mínima importancia ao meio de comunicação tão importante que é o Adustinanet

Anônimo disse...

Fazem de tudo para prejudicar a ótima gestão do nosso maravilhoso prefeito Manoel. Parece que vocês esquecem que na terra de um Manoel boa parte da população são verdadeiros manés. Por isso, deixe o homem trabalhar...

Zé de Adustina disse...

Sr. PUXA-SACO de plantão, por acaso o sr. se acha melhor do que os Manés que o sr. se reveriu, nos atacando gratuitamente e nos injuriando pejorativamente sem motivo algum... Acho que o unico MANÉ declarado em Adustina é justamente o sr. que vive dos restos das migalhas largadas ao chão pelo seu SENHOR.
Todos nós temos o direito de opinar e fazer nossas escolhas por motivos políticos ou não, o que certamente ninguém tem o direito é de atacar e ofender pessoalmente aos outros, como você o fez, em seu comentário, só porque não comungamos com sua escolha, SEU MANÉ PUXA-SACO DE CARTEIRINHA!!!
De mais a mais deixar trabalhar nós todos deixamos o seu SENHOR e até torcemos para que o SEU SENHOR o faça, mas infelizmente ele não fez nada que mereça elogios até agora, já se passaram mais de 3 anos da sua posse e até agora ele se ocupou apenas da construção de sua bela nova residência e da compra de seu belo automóvel 0km...

Em Tempo:

Está resposta é em exercício do meu legítimo direito de resposta previsto na legislação brasileira, tendo em vista o descabido ataque injurioso, pejorativo e demagogo desflexado pelo sr. comentarista acima. Pesso desculpas a todos leitores, comentarista e também a redação deste maravilhoso veiculo de comunicação, mas não poderia deixar de replicar, com muita perplexidade, tamanha falta de respeito a liberdade de expressão e opinião de todos nós.

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!