segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

URGENTE: AÇUDE PÚBLICO DE ADUSTINA PEDE SOCORRO!!!

Quem passa às margens do Açude  um dos cartões postais 
de Adustina, já não vê mais tanta beleza.


Uma das fontes de água que serve aos moradores da comunidade do Bom Jesus e  dentre outras localidades de Adustina está secando. O açude que chegou a transbordar em períodos de fortes chuvas no município, hoje passa por uma situação de calamidade, quase trágica. A estiagem tem causado prejuízos cada vez maiores também na área de piscicultura, devido a baixa quantidade de água, o oxigênio também diminui, consequentemente os peixes não resistem a temperatura e acabam morrendo. Pescadores que sobrevivem da pesca e de sua comercialização já contabilizam o prejuízo.


Segundo moradores da comunidade, carros-pipas são vistos diariamente às margens da represa do Açude. A equipe do WWW.ADUSTINA.NET esteve neste domingo, 12 de fevereiro, pela tarde no referido Açude a pedido de moradores da região e lá pode constatar a situação desesperadora de uma das maiores fontes de riquezas do município.

Com isso, o sonho de muita gente vai se esvaindo junto com as águas do açude de Adustina, que sempre geraram vida; para vê-los jorrando esperança mais uma vez só nos resta pedi ao criador, o Deus que rege todas as coisas que derrame logo as chuvas de que tanto precisamos. 


As chuvas, além de encherem tanques, açudes, rios e riachos, enchem o coração do povo de esperança. 

Cuidar de uma das maiores fontes de vida principalmente para aqueles que vivem na zona rural, é garantir um futuro melhor para todos.


O Açude público de Adustina foi construído na década de 60, com a finalidade de suprir as necessidades da população da região provocada pelas secas constantes. Sua obra durou cerca de 10 anos, tendo muitos trabalhadores da nossa cidade empenhados no trabalho e construção, bem como também pessoas de toda a região envolvidas neste processo, um deles foi uma grande personalidade, o senhor Gilvan Pinho que trabalhou desde o seu inicio até o fim, quando da conclusão da obra.


A construção desse açude proporcionou muitos benefícios para a população, principalmente os que moravam próximos a ele, como a vinda de peixes para a pesca e na sua margem foram criados lotes controlados pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), sendo também de fundamental importância para o desenvolvimento da agricultura e distribuídos à pessoas da região.

(REPORTAGEM E FOTOS: WWW.ADUSTINA.NET)

2 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

NIRALDO OLIVEIRA disse...

Ô DEUS pai de todos nós, mande chuva abondancia pra todos. Temos q unir a corrente em oração,jejum e penitencia pra alcançar as graças concebida do nosso criador {DEUS}

Zé de Adustina disse...

Chuva é importante e muito bom, a bença de Deus fundamental para a vitória dos homens, mas o importante é que façamos a nossa parte prevervando o meio ambiente tratando a naturesa com respeito e admiração. De nada adianta jejum e penitencia se não correspondemos a criação de Deus, se destruimos a natureza, se transformamos as matas e a caatinga ( vegetação natural ) em pastos que não sustentam as criações ou simplesmente a destruimos para saciar a ganancia do homem.
O principal é respeitar o equilibrio natural do meio ambiente, desenvolver a agricultura e a agro-pecuaria com respeito a natureza e ao meio ambiente. De nada adianta choramingar ou se penitenciar se não fazemos a nossa parte. Ao contrário de se alto-fragelar o que devemos é nos concientisar e corrigir os inúmeros erros do passado, recuperar o equilibrio natural da região RESPEITANDO A NATUREZA.

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!