sábado, 26 de março de 2011

MUNDO ANIMAL: TARTARUGA TEM PATA AMPUTADA E GANHA RODINHA PARA CONSEGUIR ANDAR

Uma tartaruga macho teve a pata esquerda dianteira substituída por uma rodinha depois que o membro precisou ser amputado. A cirurgia foi feita no Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), na Região do Triângulo, em Minas Gerais, há três semanas.

 Tartaruga teve pata amputada depois de acidente em cerca elétrica
De acordo com o médico veterinário que fez a operação, Cláudio Yudi, a tartaruga da espécie Geochelone carbonaria vive solta em um terreno e cortou a pata em uma cerca elétrica que caiu no chão.“O corte infeccionou e houve uma bicheira que comeu a metade do membro. Depois fazer uma avaliação, eu vi que ele não poderia ser recuperado. A saída foi amputá-lo”, disse Yudi.

Com três patas, os répteis têm dificuldades para se locomover, de acordo com Yudi. “Por isso, colocamos a rodinha debaixo da carapaça, colada com resina plástica”. Segundo ele, a roda é a mesma usada em móveis.

Yudi disse ainda que a tartaruga recebeu alta e que se recupera bem. A cada semana ela vai ao HVU para fazer uma avaliação médica. “A cicatrização dos pontos é um pouco mais lenta por ser um animal terrestre”, explicou o especialista em animais silvestres. Ele falou também que o estado de saúde do bicho é bom.
(Fonte: G1)

0 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!