quinta-feira, 21 de abril de 2011

SEMANA SANTA: SAIBA O SIGNIFICADO DE CADA DIA

Durante esta semana, a Igreja Católica realiza váias celebrações para relembrar a morte e ressurreição de Cristo. 


A Semana Santa reserva até o domingo de Páscoa várias celebrações. Nesta terça-feira (19), por exemplo, os católicos participam da procissão do encontro, que é a representação do encontro de Maria com Jesus. Agora, você sabe o que significa cada dia da Semana Santa e quais as celebrações realizadas em todos os dias?

Quarta-feira Santa

É o 4º dia da Semana Santa. Encerra-se na Quarta-feira Santa o período quaresmal. Em algumas igrejas, celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o ofício das trevas, lembrando que o mundo já estava em trevas quando da proximidade da morte de Jesus Cristo.


Quinta-feira da Ceia

É o 5º dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a última ceia. É também celebrada a missa de lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés de seus 12 discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por 30 moedas de prata. É nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.

A Igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A Igreja já se reveste de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus está preso e consciente do que vai acontecer. Neste dia, cobre-se todas as imagens existentes no templo, pois a Igreja entra em luto pela véspera da morte.

Sexta-feira Santa

É quando a Igreja recorda a morte do salvador. É celebrada a solene ação litúrgica, paixão e adoração da cruz. A celebração da morte de Jesus consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um padre, presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha.

Sábado Santo

Também era chamado de Sábado de Aleluia. É o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo.

Domingo de Páscoa

É o dia da ressureição de Jesus e as comemorações mais importantes do Cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.

0 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!