quinta-feira, 23 de junho de 2011

POÇO VERDE: FEIJÃO PERDE ESPAÇO PARA PRODUÇÃO DE MILHO

Esse crescimento ocorreu devido aos bons preços do milho em outros estados.

O município de Poço Verde é o maior produtor de feijão do Estado de Sergipe e há alguns anos, chegou a ocupar mais de 60% da área cultivada. Recentemente, porém, os agricultores da região têm vivenciado uma situação inversa. Embora a próxima colheita esteja prevista para daqui a três meses e grão se encontre em bom momento, outra cultura vem ganhando atenção: milho.

No atual panorama, o milho conseguiu ocupar a maior parte das terras da cidade. Esse crescimento ocorreu devido aos bons preços do grão, entre outros fatores. A área ocupada com o feijão sofreu uma redução de 16% em todo o estado, enquanto a do milho cresceu 23%. Apesar de contradições, para alguns agricultores, trabalhar com o milho é mais simples e a produtividade, maior.

Depois de perder lavouras por causa do excesso de chuvas nos últimos dois anos, o produtor João Garcia diminuiu a área plantada com feijão e priorizou o outro grão. “O milho é mais fácil de trabalhar. Não faz medo a chuva, porque quanto mais chove, melhor para o milho e maior a produção. A pessoa faz mais dinheiro numa tarefa de milho que numa de feijão”, afirma Garcia.

O produtor Everaldo Ferreira, no entanto, está satisfeito com a produção de feijão e acredita que deve aumentar cerca de 25% em relação à última produção. Para ele, este ano a chuva caiu na medida certa e comprador não falta. “Está bem fácil vender, assim que batemos a safra, já temos compradores”, defende. A saca de 60 quilos de feijão está sendo vendida, na região de Poço Verde, por R$ 70. No início da safra, no ano passado, o valor era de R$ 50.
(Por: Portal Lagartense)

0 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!