terça-feira, 18 de outubro de 2011

METEOROLOGIA: CHUVAS VOLTARÃO A CAIR EM SERGIPE E BAHIA, INCLUSIVE NA CIDADE DE ADUSTINA

O início das chuvas sobre Sergipe e Bahia, inclusive o município de Adustina, a 360 km de Salvador, será percebido pela população a partir das 18h dessa terça-feira, 18, se tornando mais intensa na madrugada da quarta-feira, 19.

Após semanas de estiagem, as chuvas voltarão a cair nos estados de Sergipe e Bahia por cinco dias seguidos. De acordo com informações do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), o início das chuvas será percebido pela população do Sul do Estado a partir das 18h dessa terça-feira, 18, tornando-se mais intensa na madrugada da quarta-feira, 19.

Segundo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, as chuvas prometem variáveis entre 10 a 25 milímetros por região. Cada milímetro (ml) corresponde a um litro (L) de água por metro quadrado (m²). Para as regiões Sudoeste e Noroeste do Estado, compreendendo município baiano de Adustina, espera-se volume de chuva acima de 25 milímetros.

Na quinta-feira, dia 20, a chuva deverá cobrir todo o Estado. Segundo a previsão do tempo, o maior volume de chuva esperado será para a região Norte do São Francisco. Já na sexta-feira, dia 21, as chuvas devem continuar a cair de forma densa sobre as regiões do Agreste e Semi-Árido.

O sábado, 22, e o domingo, 23, terão em comuns chuvas na madrugada e céu aberto a partir das 9h da manhã. No sábado, a chuva terá maior intensificação no litoral Norte e na Grande Aracaju, com volume esperado de 10 milímetros. Já no domingo, a precipitação mais intensa fica para a região Sul do Estado. O meteorologista da Semarh explicou que as chuvas que irão cair até às 9h do domingo não serão contínuas, mas serão densas e poderão alcançar regiões não previstas pelos mapas e modelos climáticos, devido à inconsistência dos sistemas climáticos atuais.

“O quadro de instabilidade climática presente é favorecido pela formação da Zona de Convecção do Atlântico Sul, o ZCAS. A zona está atuando numa perspectiva diagonal, ou seja, entre o Sudeste e o Noroeste, chegando assim a região Nordeste do Brasil. O encontro de umidades, vindas do mar e da Amazônia, provoca a formação da zona de convergência”, explicou Overland.

O meteorologista concluiu ainda que as precipitações desta semana são sazonais e de climaticidade. “A surpresa é que as aguardávamos apenas para o mês de novembro, mas houve uma antecipação do período esperado favorecido pela ZCAS”, completou.

0 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!