sexta-feira, 11 de março de 2011

DICAS: DR. MARCOS LOPES

OSTEOPOROSE   

Para se entender o que é osteoporose é preciso saber que os ossos são formados principalmente por cálcio, o cálcio é encontrado principalmente nos leites e seus derivados, queijo, manteiga, ovos etc.

Imagine que os ossos sejam como uma parede, quanto mais cimento, mais forte será a parede, com os ossos é a mesma coisa quanto mais cálcio nos temos no corpo mais forte ficam os ossos

A osteoporose significa a diminuição da quantidade de cálcio nos ossos tornando-os fracos e sujeitos a sofrerem fraturas (quebrarem)

A osteoporose é mais comum em mulheres e principalmente ocorre após a última menstruação, mas também pode ocorrer em homens . De cinco pacientes com osteoporose apenas 1 é homem e 4 são mulheres

O maior perigo da osteoporose em idosos é o risco de fraturas principalmente em fêmur e coluna , o que quase sempre precisa de uma cirurgia

Toda pessoa idosa, principalmente as mais velhinhas, precisam ter uma alimentação mais rica em cálcio alem de uma atividade física simples como caminhar 1 hora por dia pela manha até às 10hs e realizar anualmente um exame chamado de densitometria óssea que é como uma rx, pode ser feito pelo SUS dura cerca de 15 minutos e não tem nenhum efeito colateral alem de não causar dor

A osteoporose é uma doença benigna, não causa morte, mas causa muita dor principalmente na coluna e é responsável pelas pessoas idosas ficarem corcundas. O maior problema é a fratura no fêmur que ela pode causar e que precisam ser operada

Quando o medico dá o diagnostico de osteoporose é preciso tomar um medicamento uma vez por semana durante um ano e depois então fazer novo exame

Todo cuidado com as pessoas idosas com osteoporose para não caírem, durante a noite quando a pessoa precisar ir ao banheiro deixe sempre a luz acesa, cuidado para não colocar tapete, pois a pessoa pode escorregar e cair sofrendo uma fratura, evite pegar peso.
Se você tem uma mãe ou avó com osteoporose é sempre bom fazer um exame de densitometria após a última menstruação.

HÉRNIA DE DISCO

A coluna vertebral ou espinha é formada por vários ossos chamados vértebras que ficam um encimam do outro desde o pescoço até o cóccix no final da coluna.

São como se fossem vários tijolos colocados um encima do outro.

Entre essas vértebras existem discos que são parecidos com gelatina e servem para evitar que os ossos ou vértebras se choquem uns com os outros, quando essa gelatina é sobrecarregada quando a pessoa está muito gorda, pega muito peso ou não faz atividade física, esses discos estouram e essa gelatina começa a comprimir a medula ou um nervo chamado nervo ciático que vai da coluna até os dedos dos pés.

Quando a pessoa começa a ter dor nas costas que desce pela perna que pode estar associada com dormência ou formigamento provavelmente esta pessoa tem uma hérnia de disco.

Para se ter certeza do diagnostico é preciso fazer uma ressonância magnética ou tomografia da coluna, e podem ser feitos pelo SUS.

Na maioria das vezes a hérnia de disco doi muito e a pessoa têm dificuldade para caminhar. É preciso tomar medicamentos muito fortes às vezes precisa ser internado no hospital ou até mesmo ser operado.

Se a pessoa tiver dor no pescoço e ela irradiar para os braços com dormência ou formigamento pode ser também uma hérnia de disco no pescoço também conhecido como coluna cervical.

O tratamento inicialmente para hérnia de disco é repouso, fisioterapia, medicamento e em último caso cirurgia.

Toda vez que for pegar um peso no chão dobre sempre os joelhos e evite dobrar a coluna, procure dormir de lado ou de barriga para cima, evite permanecer por muito tempo sentado , evite engordar e procure fazer uma caminhada de uma hora três vezes por semana.

Caso nada melhore os sintomas e seja necessário fazer uma cirurgia ela pode ser feita pelo SUS.
(Por: Rede Nordeste de Comunicação)

0 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!