quarta-feira, 20 de abril de 2011

LAGARTO-SE: 131 ANOS DE MUITA HISTÓRIA

Desde a sua formação e fundação, a cidade de Lagarto foi se desenvolvendo ao longo do tempo e hoje é uma das cidades mais prósperas do Estado de Sergipe.

Comemorando 131 anos HOJE, Lagarto e o seu povo estão de parabéns. Desde a sua formação e fundação, a cidade de Lagarto foi se desenvolvendo ao longo do tempo e hoje é uma das cidades mais prósperas do Estado de Sergipe. Igrejas e casas antigas convivem harmoniosamente com a arquitetura mais moderna. A história de Lagarto foi e é feita por sua gente, povo este que se orgulha do seu passado e projeta o futuro.

A cidade cresceu, possui hoje um forte comércio que movimenta cerca de R$ 50 milhões por mês. Genildo Souza, presidente da CDL de Lagarto, nos disse que algumas iniciativas estão sendo tomadas para melhorar o comércio local, e uma delas é a qualificação da mão de obra. “Queremos trazer o SENAI para treinar melhor os funcionários. Funcionários bem treinados ajudam qualquer empresa a crescer”, disse Genildo Souza. Ainda segundo Genildo, Lagarto hoje possui cerca de 800 a 1000 estabelecimentos comerciais, destes, cerca de 260 filiados à Câmara de Dirigentes Logistas. Está previsto a arrecadação municipal em torno de R$ 105 milhões em 2011.

Além do comércio forte, as indústrias e a agricultura também movimentam a economia da cidade. Lagarto possui cerca de 7.000 pequenas propriedades, em que são cultivados: fumo, laranja, mandioca, maracujá, acerola, entre outros. A indústria desponta como uma das opções de desenvolvimento, merecendo destaque, os grupos Rocha e Vieira, este último, hoje, com as maiores empresas da região, a exemplo de indústrias de beneficiamento de fumo, plástico, café e comércio variado, também maior empregador do centro-sul de Sergipe.

Outro setor que promete gerar renda à Lagarto é a educação. Existe uma grande expectativa com a construção do campus da Universidade Federal de Sergipe que irá oferecer cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmácia e Terapia Ocupacional. Em decisão recente, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou por unanimidade o funcionamento dos cursos de medicina e odontologia, ofertados pelo campus da UFS (Universidade Federal de Sergipe) no município de Lagarto.

Quem chega se apaixona! Lagarto possui hoje um número grande de pessoas que vieram de outras cidades e estados e fixaram aqui a sua residência. Um povo receptivo e hospedeiro, que recebe bem os visitantes e fazem do lagartense um povo caloroso. O número de novos moradores, jovens principalmente, deverá aumentar quando estiver em pleno funcionamento o campus da UFS. As expectativas para a cidade nos próximo cinco anos são as melhores. Um povo trabalhador, feliz, honesto e grande hospedeiro, fazem dos lagartenses figuras ímpares na construção de uma cidade cada vez melhor. Parabéns Lagarto!
(Por: Portal Lagartense)

0 comentários - Comente esta notícia clicando AQUI:

2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!