quarta-feira, 30 de novembro de 2011

FOTO DO DIA: DEPUTADO ADOLFO MENEZES, VICE-GOVERNADOR DA BAHIA OTTO ALENCAR E A VICE PREFEITA NILDA

Deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), vice-governador da Bahia Otto Alencar (PSD) e a vice-prefeita de Adustina Nilda.
 

A vice-prefeita de Adustina Nilda se reuniu em Salvador nesta terça-feira (29), com o vice-governador e secretário de infraestrutura da Bahia Otto Alencar (PSD) e com o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) para tratar de assuntos políticos.
(POR: ADUSTINA.NET)

PARIPIRANGA: ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE! SERÁ?

  
Segundo informações apuradas pelo ADUSTINA.NET! Mas ainda não confirmadas, a festa de aniversário da cidade de Paripiranga que é comemorado no dia 1º de maio, promete ficar para história do município em 2012. Boatos circulam que as possíveis atrações que poderão fazer parte do evento, são: A dupla sertaneja ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO, MARIA CECILIA & RODOLFO E LEO MAGALHÃES!!!

A Assessoria da Prefeitura Municipal de Paripiranga ainda não se pronunciou oficialmete sobre a programação do aniversário, mesmo assim nossa equipe continua ligada na informação e sempre de olho em todos os acontecimentos da cidade e da região, qualquer novidade em relação ao aniversário de emancipação política de Paripiranga, divulgaremos aqui no ADUSTINA.NET!
(POR: ADUSTINA.NET)

IMPERDÍVEL: LEONARDO NA FESTA DA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM ANTAS-BA

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:


REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANTAS

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

IMPERDÍVEL: ESTÁ CHEGANDO O III GRANDE ENCONTRO "BAIANOS X PAULISTAS" 2012

Baianos e Paulistas se preparam para um duelo histórico.
 
 
Vem aí, a 3ª edição do Grande Encontro "Baianos x Paulistas" 2012. O evento acontecerá no dia 15 de janeiro em um domingo, às 16:00 horas, no Campo de futebol em Adustina. Atenção torcedor! Não percam a grande oportunidade de rever atletas que marcaram época no cenário do futebol adustinense. Antes do jogo oficial haverá um treino no dia 12,  às 16:00 horas.

Este Projeto tem como objetivo, recordar o passado e promover a confraternização entre os que vivem em nosso município e aqueles que deixaram a sua/nossa TERRINHA NATAL.

CONFIRA A LISTA DE ATLETAS QUE JÁ CONFIRMARAM PRESENÇA: 

João de Gilvan (Aracaju), Dr. Junior Almeida, Dr. Cacá, Adriano, Gil, Nonô, Claudio, Aurindo, Beto Fuscão,   Badeco, Lelo, Franklin do BB (Salvador), César, Zé Arlindo, Delmo, Titinha, Willam (Coronel Bradock), Medinha, Nico, Willamy, Valdy, Luciano de Henrique, Zé de Paulo (Pojuca), Raxinha (São Paulo), Eutânio Pinho (São Paulo), Gilberto de Daniel (São Paulo), Pedrão de Daniel (São Paulo), Deco do Karatê (Santos), Gaivota (Praia Grande), Zé Carlos (São Paulo),  Indio, Pelezinho, Ronaldo, Jackson  e Gugu (São Paulo), Panck (Carira), Bombeiro, Carlos, Flavio Pereira (Rio de Janeiro), Valerio (Itália), Abimael (São Paulo) e Mané Augusto (São Paulo).

Atenção! Só será permitido participar do grande encontro, atletas com idade acima dos 40 anos!!!

Qualquer dúvida entre em contato conosco:

COMISSÃO ORGANIZADORA
(75) 99426567

 EM BREVE MAIS NOVIDADES SOBRE O EVENTO!!!

APOIO: REDE DE COMUNICAÇÃO DO NORDESTE & ADUSTINA.NET

POLÍTICA: PARTIDOS E PRÉ-CANDIDATOS RECORREM AO STF PARA TEREM MAIS VAGAS DE VEREADOR

A pouco menos de um ano para as eleições, a discussão em torno do número de vereadores nas câmaras municipais do país virou assunto de Justiça.

Tudo porque a Emenda Constitucional 58/09, que criou novas cadeiras em todo o país a partir de 2012, trouxe apenas o máximo de parlamentares permitido – sem qualquer menção ao mínimo. Muitas cidades vêm optando por manter a atual composição ou aprovar leis com números inferiores ao estabelecido em lei.

Em algumas, não há acordo entre os parlamentares na discussão das cadeiras. No meio da briga, há insatisfação em partidos políticos e pré-candidatos, preocupados em aumentar as chances de ocupar uma vaga.

Há duas semanas, o diretório do PTB de Cabo Frio (RJ), apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ação em que pede a obrigatoriedade da fixação de 21 vereadores na Câmara, faixa em que se encaixa a cidade, de 187 mil habitantes. Atualmente, são 12 parlamentares e lei aprovada recentemente estabeleceu em 17 o número de cadeiras para a disputa do ano que vem.

“Em que pese a Carta Política determinar o número de cadeiras de vereadores para o pleito eleitoral de 2012, a Câmara resolveu, sem qualquer explicação aos partidos políticos e sem qualquer razão plausível, fixar um número diferente da determinação legal”, afirma o PTB na ação.

A alegação da legenda é que a opção da Câmara compromete a representatividade popular, além de prejudicar os partidos de menor porte. Pela legislação eleitoral, é permitido a uma legenda apresentar número de candidatos equivalente a 150% das vagas disputadas. Ou seja, com 17 cadeiras seriam 26 candidatos, enquanto com 21 seriam 32.

A legenda bem que tentou. Mas na semana passada, o ministro Marco Aurélio Mello, relator da ação, negou seu segmento sob o argumento de que diretório municipal de partido não tem legitimidade para propor esse tipo ação ao STF.

Na semana que vem, representantes do DEM, PP, PT, PSD, PSB, PPS, PTB, PDT, PHS, PSC, PMDB e PV de Santa Catarina tentarão reajustar de 10 para 17 o número de vagas na Câmara de Balneário Camboriú por meio de uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). Dois projetos de emenda à lei orgânica chegaram a ser formulados na Casa, mas foram arquivados porque não houve consenso para a aprovação.

Entre os atuais 10 parlamentares, seis são favoráveis ao aumento para 17 e quatro pela manutenção da atual composição. Como a aprovação depende de sete votos, a matéria nem chegou a ser apreciada em plenário.

A dúvida foi gerada porque lei orgânica aprovada em 2001 previa 17 vereadores a partir da eleição seguinte. Como em 2004 o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reduziram as cadeiras em todo o país, a cidade passou a ter 10 parlamentares. O problema é que a legislação não foi alterada.

“Para nós, deve prevalecer o que está na lei, que são 17 vereadores. Então, vamos entrar com a ação na Justiça para que ela se pronuncie”, avisou o vereador Dão Koeddermann (PSD).

Plebiscito em São Paulo

Em Ibitinga, interior de São Paulo, há pelo menos três meses os 10 vereadores tentam, em vão, um acordo sobre o número de cadeiras para 2012. Dois projetos de emenda à lei orgânica chegaram a ser apresentados: um com a opção de manter a atual composição e outro criando mais cinco vagas.

Entre os 10 vereadores, apenas quatro foram favoráveis ao aumento. Diante do impasse, o presidente da Câmara de Ibitinga, Gumercindo José Rossato Bernardi (PSDB), adiou para o ano que vem uma decisão. Para tentar um consenso, será apresentado projeto com a opção de 13 vagas, um meio- termo entre as duas propostas rejeitadas.

Em Ribeirão Preto, os vereadores concordaram com o aumento do número de cadeiras de 20 para 27, mas faltou o apoio dos eleitores. Por isso, deve ser realizado um plebiscito para definir a composição da Câmara. Caso o resultado seja pela manutenção da atual composição, a promessa é que a lei que criou mais sete cadeiras será revogada.

Bola dividida em Minas

Com o discurso de garantir maior representatividade da população, a Associação Brasileira das Câmaras Municipais (Abracam) tem orientado as filiadas a modificar sua lei orgânica de acordo com o que diz a Constituição, aumentando o número de cadeiras, mas pelo menos em Minas nem todas estão seguindo o conselho.

Entre os municípios mineiros atingidos pela emenda constitucional que trouxe novo critério para a composição das câmaras, 124 aprovaram leis aumentando o número de parlamentares.

Entre eles, oito não atingiram o limite previsto em lei: Manhuaçu, Ouro Fino, Patos de Minas, Ponte Nova, São Francisco e Vespasiano terão dois parlamentares a menos que o máximo legal, enquanto Sete Lagoas e Varginha terão quatro cadeiras a menos. Outras 72 discutem o assunto e 42 vão manter a atual composição.

EDUCAÇÃO: PROGRAMA TOPA INICIA ADESÃO DE PREFEITURAS E ENTIDADES SOCIAIS PARA 5ª ETAPA

O cadastramento acontece de 12 de dezembro a 29 de fevereiro de 2012.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou a fase de adesão para a 5ª etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa), que tem a meta de alfabetizar mais de 300 mil pessoas. Até o dia 22 de dezembro, prefeituras e entidades sociais do estado podem aderir, por intermédio do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Entre as novidades para o ano de 2012, está a seleção dos coordenadores de turma e o monitoramento de todo o programa pela equipe técnica da coordenação do Topa. “O nosso foco é, cada vez mais, melhorar a qualidade pedagógica e a efetividade social do programa. Para isso, vamos realizar a seleção de coordenadores de acordo com o perfil de cada um, além de monitorar o programa nos locais”, disse a coordenadora do Topa na Bahia, Elenir Alves.

A seleção começa na próxima segunda-feira (28) e os interessados podem acessar o Portal da Educação para saber sobre requisitos e todo o procedimento a ser adotado. No total serão selecionados três mil coordenadores, que, entre outras atribuições, mobilizarão a formação de, no mínimo, 10 turmas na zona urbana e oito na zona rural dos municípios.

No máximo são 15 turmas para ambos os casos, providenciando o preenchimento completo dos formulários de cadastramento (alfabetizadores, turmas e alfabetizandos). Também para 2012, foi elevado para 10 o número mínimo de estudantes em cada turma.


Combate ao analfabetismo – O Topa foi criado em 2007 para reduzir o índice de analfabetismo na Bahia. Até 2011, o programa já atendeu a 841 mil pessoas e está presente em 407 municípios. Ele traz, na sua concepção, a garantia do direito à alfabetização dos baianos. Para isso, a Secretaria da Educação firmou parceria com as prefeituras municipais e entidades de movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas.

As turmas de alfabetização estão presentes em todos os territórios de identidade, ocupando espaços em escolas estaduais e municipais, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganas e indígenas, terreiros de culto afro, presídios e até residências de alfabetizadores, configurando uma rede colaborativa de alfabetização.

O Topa desenvolve, junto a cada turma, uma proposta pedagógica que valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, possibilitando o acesso à leitura e à escrita a partir do seu lugar social. Após a conclusão, os alfabetizados são certificados e incentivados a continuar a escolarização na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).


CRONOGRAMA

Período de adesão – Até 22 de dezembro
Seleção dos coordenadores – De 28 de novembro a 22 de dezembro
Cadastramento – De 12 de dezembro a 29 de fevereiro de 2012
Ativação das turmas – De 10 a 25 de março de 2012
Início das aulas – Dia 2 de abril de 2012
Fonte: Secom

ELEIÇÕES 2012: TSE NEGA RECURSO E ZELITO FICA INELEGÍVEL EM CÍCERO DANTAS

O Superior Tribunal Eleitoral, TSE, emitiu documento, na última terça-feira, 22, no qual afirma “não reconhecimento” do recurso que pretendia anular decisão anterior, da Justiça baiana, que rejeitara as contas de 2008 da campanha eleitoral do então candidato, José Ribeiro da Silva, o Zelito de Cícero Dantas, que com o posicionamento, o órgão o tornaria inelegível para as próximas eleições de 2012.

Na Decisão, o Ministro Marcelo Ribeiro, mantém a rejeição das contas por presença de irregularidades, não apresentação de recibo eleitoral, arrecadação de recurso financeiro não transitado em conta bancária específica de campanha e impossibilidade de real aferição da regularidade da movimentação dos recursos.

Com esse novo fato, a situação política no município pode sofrer fortes mudanças, uma vez que Zelito era considerado a principal força da oposição e uma ameaça para os planos do atual prefeito, José Weldon, que pode ficar mais seguro quanto à eleger seu sucessor dentro do mesmo grupo que lidera.

(Por: Jeandro/Folha Pombalense)

PLANETA BIZARRO: MÉDICO FAZ PRÓTESE DE PERNA PARA PACIENTE E PARA A CABRA


Quando a cabra Albie perdeu uma pata e precisou de uma prótese, Jenny Brown já sabia exatamente a quem recorrer. Ela logo ligou para o mesmo médico que fizera a prótese de sua perna e pediu ajuda, de acordo com informações do tabloide inglês "Daily Mail".

A cabra teve que amputar a perna devido a ferimentos causados por um fio durante um período em que ficou amarrada num matadouro. Já Jenny perdeu parte da perna direita, aos 10 anos de idade, por causa de uma infecção provocada por câncer. Informações: Jornal Extra/Globo

POLÍTICA: COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR DA ASSEMBLÉIA VISITA TWB

Na última reunião da Comissão de Defesa do Consumidor foi aprovada a visita a sede da TWB, empresa de transporte marítimo que detém a concessão para operar o ferry boat. Na ocasião será apresentado o plano da empresa para o período de final de ano e verão, quando o fluxo de passageiros fica mais intenso. Segundo o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa, o deputado estadual Pedro Tavares (PMDB), é uma ação preventiva. “A população precisa saber quais as medidas serão adotadas para diminuir os transtornos nessa época do ano. Quantos ferrys estarão funcionando, se vai existir hora extra, como será a venda de bilhetes com hora marcada, enfim, todo o planejamento para dar conta de um serviço de qualidade para o usuário”, explicou Tavares. A visita à sede da TWB será quarta-feira, dia 30 de novembro, às 10 horas, na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, 1051, Água de Meninos.
(Por: Odília Martins)

EDUCAÇÃO: FTC SE DEFENDE DE UMA SÉRIE DE ACUSAÇÕES

 
A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) contesta a matéria publicada no último dia 26 nesta Tribuna. Representantes da faculdade visitaram a sede da Tribuna. Segundo a instituição, em toda Rede FTC, os vencimentos foram pagos em todos os meses de 2011. Ainda de acordo com a faculdade, os diplomas estão sendo expedidos regularmente e que é de interesse da instituição deixar o processo ainda mais célere. Abaixo nota da íntegra.

"Em toda Rede FTC, os vencimentos foram pagos em todos os meses de 2011. A situação de atraso veiculada foi pontual no mês de outubro. Sobre este fato, informamos que 90% dos funcionários já receberam os salários e a folha dos docentes está sendo paga desde quarta-feira, 23 do mês em curso e será encerrada nos próximos dias.

Nessa mesma matéria, veicula uma denúncia de pais de alunos sobre o não recebimento de diplomas por seus filhos formados desde 2007. Esclarecemos que os diplomas vêm sendo regularmente expedidos por esta Instituição; que os boletos referentes à chancela estão quitados, não restando dívidas com a mesma, a suposta demora é decorrente do trâmite inerente à expedição do documento e consequente chancela. A instituição tem todo interesse em agilizar esse processo e vem trabalhando para que isto aconteça o mais rápido possível, por isto, busca, também, outras universidades para as chancelas de seus diplomas, além da UFBA.

Sobre a denúncia de que a instituição recebeu nota 2 do Ministério da Educação (MEC) e perdeu autorização para ensino à distância, informamos: apesar da nota 2 (dois) em seu IGC, o Índice Contínuo nos distancia das punições estabelecidas em recente despacho do MEC/SERES publicado no Diário Oficial. Ainda esclarece que a FTC Salvador foi recredenciada no mês de outubro do ano em curso, tendo como resultado um Conceito Institucional 3, devidamente publicado no site oficial do MEC para consulta pública – emec.mec.gov.br, o que comprova e evidencia que não sofreu nenhuma punição ou sanção. Quanto ao Ensino a Distância, a IES recorreu da decisão do Ministério de Educação sobre a suspensão de vagas e possível descredenciamento desse curso. O processo do EAD da FTC encontra-se em avaliação no Conselho Nacional de Educação e ainda não houve decisão final do MEC.

Foi noticiado também que professores disseram que a instituição desviou verba no vestibular desse mês e que o dinheiro está sendo empregado em compras de bens materiais, em nomes de “laranjas”. Diz ainda que devido às dívidas trabalhistas, oficiais de justiça foram à instituição há dois meses e tiraram alunos que estavam em aula nas salas do curso de odontologia e levaram as cadeiras. Há neste comentário tergiversação dos fatos. Resta-nos investigar!

Diferentemente do veiculado, não houve vestibular no mês em curso. O ultimo vestibular aconteceu no mês de setembro deste ano. Quanto aos "possíveis" recursos captados e seu destino, esclarecemos que foram utilizados para pagamento das despesas do mês de outubro. A mantenedora informa que a assessoria jurídica da FTC entrará em contato com a diretoria desse jornal para solicitar a origem desta malfadada e injuriosa informação, a qual versa acerca da malversação das verbas arrecadadas em suposto vestibular que se repise NÃO OCORREU. Na verdade, a Rede FTC o realizará neste domingo, 27 de novembro.

A FTC Salvador fez investimentos em seu curso de Odontologia, substituindo as cadeiras antigas por outras novas. O equipamento antigo encontra-se no depósito da instituição. Estranhamos a esdrúxula afirmação de cadeiras do Curso de Odontologia entregues à Justiça, e de alunos retirados de aula por esse motivo.

A informação de que “Mestres e Doutores foram mandados embora e apenas professores Pós-graduados estão dando aulas o que não é permitido pelo MEC”, contém outro equívoco: diferentemente do que foi veiculado, o MEC estabelece que apenas professores Pós-graduados podem dar aula. E um professor pode ser Pós-graduado em diferentes níveis: Especialização, Mestrado e Doutorado. Reafirmamos: nenhuma unidade da Rede FTC está demitindo seus professores Pós-graduados, especialmente os Mestres e Doutores – que são essenciais para a qualidade do curso e consequente obtenção de boas notas nas Avaliações do MEC.

Neste mês de novembro, foi publicado no EMEC - emec.mec.gov.br - as notas do Recredenciamento das diversas unidades da Rede FTC e o conceito final da FTC Salvador nessa avaliação foi 3 (três), o que só seria possível com a manutenção de um quadro de mestres e doutores em número igual ou superior às exigências legais. Sobre isto afirmamos: a IES atende, em condição superior ao adequado, as exigências do MEC no tocante à titulação de docente em seus cursos.

A comunidade interna vem sendo esclarecida devidamente sobre as ações atuais e efetivas adotadas pela mantenedora para resolução da situação pontual de atraso de salários, a exemplo da reunião nesta última quinta-feira, 24, entre coordenadores, gestores e professores da IES. A FTC tem-se pautado em uma gestão transparente, sempre mais próxima aos seus colaboradores, empreendendo esforços para aprimorar, cada vez mais, a qualidade de seus cursos, adotando atitudes concretas, com seriedade e responsabilidade para a solução de seus problemas".
(Fonte: Tribuna da Bahia)

sábado, 26 de novembro de 2011

POLÍTICA: PRE/BA ACIONA 71 POLÍTICOS POR DESFILIAÇÃO SEM JUSTA CAUSA

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) moveu 71 ações de decretação de perda de cargo eletivo contra prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de municípios baianos entre os últimos dias 16 e 23 de novembro. A desfiliação sem justa causa já motivou a PRE a mover outras 26 ações desde o mês de outubro, totalizando 97 até o momento. De acordo com a procuradoria, o objetivo é impetrar 282 ações do gênero na Justiça Eleitoral ainda em 2011.

A incorporação, fusão ou a criação de novo partido são consideradas justas causas para a desfiliação partidária, bem como a mudança (ou desvio) do ideário político em relação ao programa do partido ou a grave discriminação pessoal, segundo critérios definidos pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 22.610/2007. Os políticos alvos das ações da PRE pediram a desfiliação sem apresentar justa causa, e a maioria deles já se filiou a novos partidos, o que evidencia a intenção de troca de legenda para disputar novos cargos no pleito de 2012.
O procurador Regional Eleitoral, Sidney Madruga, entende que os valores defendidos pelo partido por meio do qual os políticos foram eleitos compõem a plataforma escolhida pelos eleitores, e a desfiliação sem justa causa, além de infringir a Resolução do TSE, fere o direito exercido nas eleições.

Das ações propostas pelo procurador, desta vez, uma delas chama a atenção: o vereador do município de Jacaraci/BA, Claudiney Souza Carvalho, ingressou, em setembro de 2011, nos quadros do Partido Solicialista Brasileiro (PSB) sem pedir a desfiliação do partido de origem, o PMDB. 

CONFIRA OS OUTROS 70 POLÍTICOS ACIONADOS:

1. Percílio Ribeiro dos Santos, prefeito do município de Itanagra/BA, pediu desfiliação do Partido Democratas (DEM);

2. Tito Eugênio Cardoso de Castro, prefeito do município de Riacho de Santana/BA, pediu desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB);

3. José Idelfonso Borges dos Santos, prefeito do município de Fátima/BA, pediu desfiliação do Partido Socialista Brasileiro (PSB);

4. Florival Nunes Santana, vice-prefeito do município de Fátima/BA, pediu desfiliação do Partido Socialista Brasileiro (PSB);

5. Roberval Alves de Souza, vice-prefeito do município de Ibotirama/BA, pediu desfiliação do Partido Democratas (DEM);

6. Eronildes Vasconcelos Carvalho, vereadora do município de Salvador/BA, pediu desfiliação do Partido Democratas (DEM);

7. Alcindo da Anunciação, vereador do município de Salvador/BA, pediu desfiliação do Partido Social Liberal (PSL);

8. Sivaldo José Amorim, vereador do município de Ibitiara/BA, pediu desfiliação do Partido da República (PR);

9. Olindina Raimunda de Brito Reis, vereadora do município de Brumado/BA, pediu desfiliação do Partido Progressista (PP);

10. Salatiel Coelho, vereador do município de Ibotirama/BA, pediu desfiliação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB);

11. Robledo Barbosa Xavier, vereador do município de Ibitiara/BA, pediu desfiliação do Partido da República (PR);

12. Sinval Ramos Arruda, vereador do município de Brejões/BA, pediu desfiliação do Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB);

13. Sérgio Santos da Silva, vereador do município de Antônio Gonçalves/BA, pediu desfiliação do Partido Verde (PV);

14. José Carlos Gonçalves Barbosa, vereador do município de Uauá/BA, pediu desfiliação do Partido Republiano Progressista (PRP);

15. Lindomar Pereira, vereador do município de Brejolândia/BA, pediu desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB);

16. Manoel Alves Bomfim, vereador do município de São Miguel das Matas/BA, pediu desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB);

17. Jane Fábia Silva Brito Fontana, vereadora do município de Ituaçú/BA, pediu desfiliação do Partido Social Liberal (PSL);

18. Wendel Chaves da Silva, vereador do município de Cachoeira/BA, pediu desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB);

19. Jorge Carlos Batista Dantas, vereador do município de Aramari/BA, pediu desfiliação do Partido da Mobilização Nacional (PMN);

20. Eponina de Azevedo Gomes, vereadora do município de Guanambi/BA, pediu desfiliação do Partido Democratas (DEM);

21. José Raimundo Soares Simões, vereador do município de Ibicaraí/BA, pediu desfiliação do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB);

22. Edvaldo Nascimento dos Santos, vereador do município de Itagi/BA, pediu desfiliação do Partido Trabalhista Cristão (PTC);

23. José Elias de Souza Barros, vereador do município de Ibicaraí/BA, pediu desfiliação do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB);

24. Ayonara Lopes Caribe de Castro, vereadora do município de Gandu/BA, pediu desfiliação do Partido Humanista da Solidariedade (PHS);

25. Reginaldo Moreira Santos, vereador do município de Itagi/BA, pediu desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB);

26. José Souza Pereira da Silva, vereador do município de Ibirapitanga/BA, pediu desfiliação do Partido Popular Socialista (PPS);

27. José Ribeiro de Souza Neto, vereador do município de Antônio Gonçalves/BA, pediu desfiliação do Partido Democratas (DEM);

28. Noelson Oliveira de Souza, vereador do município de Jacobina/BA, pediu desfiliação do Partido Verde (PV);

29. Alípio da Rocha Passos Sobrinho, vereador do município de Itagibá/BA, pediu desfiliação do Partido da República (PR);

30. Francisco Borges de Santana, vereador do município de Fátima/BA, pediu desfiliação do Partido Progressista (PP);

31. Joelson Souza de Novais, vereador do município de Itagibá/BA, pediu desfiliação do Partido da República (PR);

32. José de Jesus Sousa, vereador do município de Fátima/BA, pediu desfiliação do Partido Progressista (PP);

33. Gil Marcelo dos Santos Queiroz, vereador do município de Gandu/BA, pediu desfiliação do Partido Progressista (PP);

34. Carlos Menezes Pereira, vereador do município de Cachoeira/BA, pediu desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB);

35. Euclides Ribeiro de Matos Filho, vereador do município de Gandu/BA, pediu desfiliação do Partido Social Liberal (PSL);

36. José Vaz Sampaio Filho, vereador do município de Amargosa/BA, pediu desfiliação do Partido Democratas (DEM);

37. Jaime Barbosa da Silva, vereador do município de Aracatu/BA, pediu desfiliação do Partido Progressista (PP);

38. José Fabiano da Silva, vereador do município de Itanagra/BA, pediu desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB);

39. Alcione Maria da Costa Borges, vereadora do município de Candeias/BA, pediu desfiliação do Partido Trabalhista Cristão (PTC);

40. Alan Alves Fialho, vereador do município de Mata de São João/BA, pediu desfiliação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB);

41. Mirian Bruno da Silva, vereadora do município de Umburanas/BA, pediu desfiliação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB);

42. Luciano Rangel Batista de Oliveira, vereador do município de Itanagra/BA, pediu desfiliação do Partido Democratas (DEM);

43. Andrea Figueiredo Pereira, vereadora do município de Itororó/BA, pediu desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB);

44. José Ricardo Budog de Oliveira, vereador do município de Alagoinhas/BA, pediu desfiliação do Partido Trabalhista Nacional (PTN);

45. Delmara de Santana Brito, vereadora do município de Itororó/BA, pediu desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB);

46. Raimunda Neire Florêncio de Souza, vereadora do município de Alagoinhas/BA, pediu desfiliação do Partido Republicano Brasileiro (PRB);

47. Abenidio Lopes de Almeida, vereador do município de Maetinga/BA, pediu desfiliação do Partido Democratas (DEM);

48. Carlos Henrique Libório dos Santos, vereador do município de Amargosa/BA, pediu desfiliação do Partido Trabalhista Nacional (PTN);

49. Rosalvo Luiz Laudano Santos, vereador do município de Itanagra/BA, pediu desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB);

50. Amilton Matos Cardoso, vereador do município de Antônio Gonçalves/BA, pediu desfiliação do Partido Democratas (DEM);

51. Dilton Dutra Vieira, vereador do município de Maetinga/BA, pediu desfiliação do Partido Democratas (DEM);

52. José Nilton Gonçalves de Almeida, vereador do município de Uauá/BA, pediu desfiliação do Partido Republicano Progressista (PRP);

53. Josielmo Santos de Souza, vereador do município de Itanagra/BA, pediu desfiliação do Partido Social Democrata Cristão (PSDC);

54. José Gerson Leal de Oliveira, vereador do município de Itanagra/BA, pediu desfiliação do Partido Democratas (DEM);

55. Epifânio Souza Santos, vereador do município de Serra Preta/BA, pediu desfiliação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB);

56. Antônio de Souza Santos, vereador do município de Jacobina/BA, pediu desfiliação do Partido da República (PR);

57. Edvaldo Nascimento dos Santos, vereador do município de Itagi/BA, pediu desfiliação do Partido Trabalhista Cristão (PTC);

58. Leidinalva Andrade Assis Oliveira, vereadora do município de Itagi/BA, pediu desfiliação do Partido Trabalhista Cristão (PTC);

59. Antônio Francisco Neto, vereador do município de Feira de Santana/BA, pediu desfiliação do Partido Democratas (DEM);

60. Antônio Oliveira de Matos, vereador do município de Presidente Tancredo Neves/BA, pediu desfiliação do Partido Democratas (DEM);

61. Carlito de Jesus Sacerdote, vereador do município de Presidente Tancredo Neves/BA, pediu desfiliação do Partido Democratas (DEM);

62. João Batista Reis de Oliveira, vereador do município de Itororó/BA, pediu desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB);

63. Olímpio de Sousa Barreto, vereador do município de Presidente Tancredo Neves/BA, pediu desfiliação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB);

64. Paulo César Silva e Silva, vereador do município de Ubatã/BA, pediu desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB);

65. Nilson Bastos Guimarães, vereador do município de Itaju do Colônia/BA, pediu desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT);

66. Luciano Pinheiro Damasceno e Santos, vereador do município de Euclides da Cunha/BA, pediu desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB);

67. Wilber Pinto Aguiar, vereador do município de Aracatu/BA, pediu desfiliação do Partido Democratas (DEM);

68. Antonio Araujo Sales, vereador do município de Nova Soure/BA, pediu desfiliação do Partido Humanista da Solidariedade (PHS);

69. Valdiran Marques Oliveira, vereador do município de Eunápolis/BA, pediu desfiliação do Partido Democratas (DEM);

70. Normando Torres de Almeida, vereador do município de Eunápolis/BA, pediu desfiliação do Partido Social Cristão (PSC).

SE: JUSTIÇA PROÍBE LANÇAMENTO DE LIVRO QUE APONTA SUPOSTA HOMOSSEXUALIDADE DE LAMPIÃO

O juiz Aldo Albuquerque, da 7ª Vara Cível de Aracaju-SE, proibiu a publicação e comercialização do livro “Lampião – o Mata Sete” de autoria do juiz aposentado Pedro de Morais. A ação judicial foi movida pela família do “rei do cangaço”, que se sentiu ofendida porque, em um dos capítulos, ele é apontado como homossexual e sua companheira Maria Bonita, como adúltera.

No livro, o autor afirma que o Virgulino Ferreira, o Lampião, mantinha uma relação homoafetiva com um cangaceiro chamado Luiz Pedro, que também seria namorado de Maria Déia, a Maria Bonita, o que formaria triângulo amoroso. O autor questiona a paternidade de Lampião em relação à única filha do casal, Expedita Ferreira Nunes, 79 anos. Segundo a obra, Lampião teria sido atingido por um tiro na genitália em 1922, o que lhe teria incapacitado de procriação.

A decisão judicial foi expedida ontem (24), momentos antes do lançamento do livro, que ocorreria em uma livraria de Aracaju. Assim, o autor está proibido de divulgar e comercializar o livro em qualquer parte do país. Pedro Morais poderá apenas se defender quanto ao conteúdo da obra.

Segundo o advogado da família, Wilson Winne, a ação judicial foi fundamentada na violação da privacidade. “Direito de liberdade de expressão tem um limite. Essa obra viola a invasão de privacidade. Ele é uma pessoa histórica. Quando se fala de Lampião, é da parte histórica. Que ele era violento, pistoleiro, herói ou bandido, mas neste caso atinge a honra da família. Está interferindo na vida da pessoa, de sua família”, argumentou.

O LIVRO

Pedro de Morais informou que recorrerá da decisão e afirma que lançará o livro na próxima semana na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Aracaju. “Eu estudo sobre Lampião há muitos anos. Juntando artigos, revistas... Não tenho nada contra a homossexualidade, eu citei como um fato histórico”, justificou o autor.

“Essa teoria [homossexualidade] já existe há mais de 40 anos. Ex-cangaceiros e remanescentes do cangaço sempre confirmaram isso. Não sou eu o criador desse detalhe”, reforçou o autor, lembrando que o antrópologo e historiador Luiz Mott já teria levantando essa tese. "Quero lembrar que a possível homoafetividade de Lampião não é o tema central do livro".

O autor frisou que a visão “romântica” em relação a Maria Bonita foi criada pela literatura de cordel. “Não existia no cangaço, não. Ela era uma mulher pirracenta, inclusive com o próprio Lampião”, diz.

De acordo com Morais, a cangaceira era casada com um sapateiro e o deixou para seguir junto com Luiz Pedro, que como companheiro de Lampião teria convencido o rei do cangaço a aceitar uma mulher no bando, inaceitável antes da chegada de Maria Bonita.

Na opinião de Pedro de Morais, não existem motivos para endeusar ou mitificar Lampião. “Nenhuma virtude eu encontrei no bandido em qualquer ato seu”, afirmou. (Por: Uol)

IMPRESSIONANTE: MOTO E CARRO BATEM DE FRENTE EM SHOW NO BETO CARREIRO

Uma colisão frontal entre uma moto e um dos carros interrompeu nesta segunda-feira (21) uma apresentação no parque Beto Carrero em Penha, litoral norte de Santa Catarina. O vídeo foi colocado no Youtube.

ASSISTA:


A colisão ocorreu no Extreme Show, uma atração com manobras com carros e motos do parque. De acordo com nota divulgada pelo parque, a colisão em alta velocidade com o carro projetou o piloto da moto a uma distância de aproximadamente 25 metros.

O show foi interrompido para que fossem prestados os primeiros socorros ao piloto da moto, que foi imobilizado. Ainda segundo os organizadores do show, piloto e motorista foram encaminhados ao hospital e não tiveram nenhuma fratura ou lesão grave. Eles ficaram em observação durante algumas horas e tiveram alta no mesmo dia.
Segundo os responsáveis pelo evento, “os pilotos são profissionais que já se apresentam há mais de 10 anos e ensaiam diariamente as manobras”. “O equipamento utilizado por todos eles é o mais seguro possível”, diz nota divulgada nesta quinta (24).

“Muita gente presenciou e filmou o acidente, e realmente foi assustador, porém serviu pra mostrar o quão realmente extremo é o show, e também o quanto a estrutura e investimento em segurança foram úteis e eficientes”, finaliza a nota. Informações G1.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

POLÊMICA: JUIZ APOSENTADO LANÇA LIVRO EM QUE DIZ QUE "LAMPIÃO ERA GAY E MARIA BONITA, ADULTERA"

O site oficial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Aracaju, capital do Estado de Sergipe, informa que o advogado Pedro de Morais lança seu livro 'Lampião, o Mata Sete' hoje, dia 24 de novembro, às 18h.

Já no dia 1º de dezembro, no mesmo horário, Pedro lançará seu livro na sede da OAB/SE localizada na Av. Ivo do Prado, nº 1072, São José, Aracaju.

No livro o advogado conta que o Rei do Cangaço era Gay e que Maria Bonita entrou no bando para afastar " a má fama ".

O escritor Alcino Alves Costa reagiu contra a afirmação do juiz de Direito aposentado Pedro de Morais de que Lampião era homossexual e Maria Bonita adúltera. "Lampião jamais foi gay. Aliás, em toda a história do cangaço, desde os seus primórdios, não se registra nenhum homossexual nos grupos de cangaceiros", escreve Alcino na edição de hoje do Jornal da Cidade. As insinuações de Morais, que lança amanhã o livro "Lampião, o mata sete", já foram feitas antes pelo antropólogo e fundador do grupo gay da Bahia, Luiz Mott, porém seus argumentos jamais convenceram os pesquisadores do cangaço. A pergunta que se faz é: estivesse Lampião vivo e aterrorizando o Nordeste com seu bando de jagunços, Pedro Morais, Luiz Mott e tantos outros teriam coragem de chamá-lo de boiola?

O Cinform publica esta semana matéria sobre o lançamento do livro. Eis a parte da matéria:

Título: "Lampião era boiola e não tinha não tinha capacidade de ereção"

Data: 21 de novembro de 2011/Fonte: Cinform - Capa e Pág. 05

É o que defende o escritor e juiz Pedro de Morais no livro "Lampião, o mata sete". Ele não poupa convicções de que Virgulino Ferreira da Silva erâ homossexual e que Maria Bonita, a Dona Deia, uma adúltera. "Luiz Pedro era amante dele e de Dona Deia. Existia um triângulo amoroso. Lampião não tinha capacidade de ereção".

"LAMPIÃO ERA BOIOLA E NÃO TINHA CAPACIDADE DE EREÇÃO"

Em "Lampião, o mata sete", o juiz e escritor Pedra de Morais desmistifica a imagem do Rei do Cangaço e revela detalhes da vida íntima dele e de Maria Bonita.

Poderia ser apenas mais um livro retratando a vida de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, tão difundido no imaginário popular um sertanejo pernambucano que empreendeu suas andanças e matanças pelos sertões nordestinos por uma questão, até hoje, irrevelada.

Mas o advogado Pedrade Morais, de 67 anos, resolveu empreender a sua aventura literária por um caminho alternativo e desconstrói, sem poupar afirmações de toda espécie, a imagem endeusada e, segundo ele, equivocada que se fez daquele que é amplamente conhecido como o Rei do Cangaço.

Um dos pontos nervosos do escritor em "Lampião, o mata sete" vai direto na sexualidade do casal mais famoso do cangaço; Pedro de Morais defende, com profundas convicções, que Lampião era "boiola" e que Maria Bonita, a Dona Deia, sua companheira de aventura, uma adúltera.

"Luiz Pedro era amante dele e de Dona Deia. Existia um triângulo amoroso. Lampião não tinha capacidade de ereção. Em 1922 foi atingido por uma bala que lhe rompeu a bolsa escrotal. Na verdade, era Luiz Pedro quem gozava das delícias do prazer conferido pela mulher do cangaço'' sustenta o historiador.

PAC 2: ADUSTINA É CONTEMPLADA COM RETROESCAVADEIRA

Mais de 90 municípios da Bahia, sendo 15 da nossa região, estão entre os 1.174 de até 50 mil habitantes que serão beneficiados pela recuperação de estradas vicinais como ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O aviso de licitação foi publicado na terça-feira, 22 de novembro, no Diário Oficial da União (DOU) e prevê a aquisição de até 1.350 máquinas do tipo retroescavadeiras voltadas para reforçar a infraestrutura de estradas desses municípios, melhorar as condições de escoamento da produção dos agricultores e a circulação dos moradores do meio rural.

MUNICÍPIOS DA NOSSA REGIÃO CONTEMPLADOS:

Adustina, Antas, Cicero Dantas, Caldas de Cipó, Coronel João Sá, Fátima,  Gloria,  Heliópolis, Jeremoabo, Nova Soure, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal e Sitio Do Quinto.

(Por Joilson Costa, Rádio Pombal FM, com informações do MDA/INCRA)

POLÊMICA: CONCURSO MISS BUMBUM BRASIL SE DESCULPA POR FOTO

Foto em que as candidatas recriaram 'A última ceia' gerou discussões.

 Foto em que as candidatas recriaram 'A última ceia' gerou discussões

Depois que as candidatas ao Miss Bumbum Brasil 2011 recriaram a imagem da tela "A última ceia", de Leonardo da Vinci, para o convite do concurso que acontece em São Paulo, no próximo dia 30, a organização do evento se desculpou pela imagem.

Em comunicado enviado à imprensa, eles informaram que não tiveram a intenção de ofender ninguém: "Depois de recebermos diversos e-mails de pessoas e de algumas entidades que se sentiram ofendidas com a foto de divulgação da etapa final do concurso Miss Bumbum Brasil 2011, a organização e as candidatas querem se desculpar com todos e declarar que de nenhuma forma tiveram a intenção de ofender e desrespeitá-los".
(As informações são do Ego)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

BOMBA!!! ADVOGADO "CACÁ" PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE ADUSTINA?

Dr. Carlos Roberto acena para uma possível pré-candidatura a prefeito.

 
A direção da Rede de Comunicação do Nordeste, parceira do ADUSTINA.NET! entrou em contato com o Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores de Adustina, Dr. Carlos Roberto Ribeiro do Rosário, conhecido como "Cacá", para esclarecer uma série de comentários, sobre uma possível pré-candidatura a prefeito de Adustina. Por telefone "Cacá" confirmou que existe a possibilidade de se lançar pré-candidato e que se reunirá nos próximos dias com a cúpula do Partido Progressista (PP) no qual é filiado, para decidir se irá ou não concorrer as eleições municipais de 2012. 

EDUCAÇÃO: AL-BA APROVA PROJETO QUE GARANTE REAJUSTE PARA PROFESSORES

Foi aprovado nesta quinta-feira, 24, na Assembleia Legislativa da Bahia, por unanimidade, o projeto de lei que concede reajuste salarial de 7,29%, este ano, para os professores da rede pública estadual.

Para os professores de nível médio, que representam 16% da rede, o reajuste será retroativo a janeiro de 2011, garantindo assim o piso salarial nacional, aprovado pela Câmara Federal e Senado, a todos os docentes da rede estadual.

O projeto ainda prevê o cumprimento de novos reajustes que venham a incidir sobre a remuneração da categoria, garantindo ganhos reais de 10,64% até 2014, e foi resultado do acordo assinado pelo Governo da Bahia, por meio das secretarias estaduais da Educação e da Administração, com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato). O reajuste este ano vai representar um impacto de R$ 83 milhões no orçamento estadual.

De acordo com o projeto aprovado, fica estabelecido o valor de R$ 1.953,56 como menor remuneração para o cargo de professor de ensino médio com licenciatura, com atuação de 40 horas semanais. Este grupo, que representa 84% do total de docentes da rede, já recebia salários acima do piso nacional. Para os professores de nível médio, que representam 16% da rede, a menor remuneração será de R$ 1.558,39, com atuação de 40 horas semanais.
(Fonte: A Tarde)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

RIBEIRA DO POMBAL: PREFEITO ZÉ GRILO TEM CONTAS REJEITADAS PELO TCM

TCM rejeita contas de Ribeira do Pombal e multa prefeito Zé Grilo.

 
Na sessão desta terça-feira (23/11), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou, porque irregulares, as contas da Prefeitura de Ribeira do Pombal, relativas ao exercício de 2010, de responsabilidade de José Lourenço Morais da Silva.

O relator, conselheiro Fernando Vita, imputou multa de R$ 5 mil e encaminhou representação ao Ministério Público contra o gestor. Ainda cabe recurso da decisão.

Na manutenção e desenvolvimento do ensino foram investidos recursos no total de R$ 20.689.607,39, correspondente a 24,33%, inferior, portanto, ao mínimo legalmente estabelecido no art. 212 da Constituição Federal, prejudicando a regularidade das contas.

Além das improbidades consignadas no relatório anual foram constatadas, também: admissão de pessoal sem prévio concurso público de provas ou de provas e títulos; não atendimento às exigências legais quanto à elaboração do Inventário; ausência do Parecer do Conselho do FUNDEB; ausência do Parecer do Conselho Municipal de Saúde, em descumprimento ao que disciplina a Resolução TCM nº 1277/08; relatório de Controle Interno não atende às exigências legais; demonstrativo dos Resultados Alcançados contrariam a LRF.

No exercício, o Município apresentou uma receita arrecadada de R$ 50.010.353,25 e uma despesa realizada de R$ 53.239.470,54, resultando um déficit orçamentário de execução de R$ 3.229.117,29.

Foi ultrapassado o limite em Despesa co Pessoal, definido na alínea "b", do inciso III, do art. 20 da Lei Complementar nº 101/00 – LRF, uma vez que aplicou o percentual de 57,46%, quando o Município deverá eliminar pelo menos 1/3 (um terço) do percentual excedente no primeiro quadrimestre.

A administração municipal recebeu recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB no montante de R$ 19.652.632,68, com rendimento de aplicação no valor de R$ 15.909,42, sendo efetivamente aplicado na remuneração dos profissionais do magistério na rede pública o valor de R$ 12.075.126,30, correspondente a 61,39%, cumprindo, assim, a obrigação legal.

Foi repassado, ainda, o montante de R$ 45 mil à entidade civil Voluntárias Sociais, sem a devida demonstração de contas.

Íntegra do voto do relator das contas da Prefeitura de Ribeira do Pombal. (O voto ficará disponível após conferência).
(Com informações no site do TCM)

ADUSTINA/REGIÃO: PREFEITURAS RECEBEM RECURSOS DO FPM

 Prefeitura Municipal de Adustina

Um adicional no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é repassado as prefeituras todo o dia 10 de dezembro do ano, desde o ano de 2007. O montante é referente a 1% sobre a arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Renda (IR) de dezembro do ano anterior até novembro do ano corrente. O levantamento da CNM foi feito com base nas reestimativas de Receita do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e dos relatórios sobre o comportamento da receita da Secretaria da Receita Federal. A partir destes dados a CNM indica quanto cada Município deve receber com a distribuição do montante.

VEJA OS VALORES ESTIMADO PARA OS MUNICÍPIOS DA NOSSA REGIÃO: 

1- Adustina R$ 431.180,92. 2- Antas R$ 517.417,10. 3- Banzaê R$ 344.944,73. 4- Cícero Dantas R$ 689.889,46. 5- Caldas de Cipó R$ 431.180,92. 6- Euclides da Cunha R$ 948.498,02. 7- Fátima R$ 517.417,10. 8- Heliópolis R$ 344.944,73. 9- Jeremoabo R$ 776.125,65. 10- Olindina R$ 603.653.28. 11- Paripiranga R$ 603.653,28. 12- Quijingue R$ 603.6753,28. 13- Ribeira do Amparo R$ 431.180,92. 14- Ribeira do Pombal R$ 862.361.83. 15- Sitio do Quinto R$ 344.944,73. 16- Tucano R$ 948.598,01. 17- Nova Soure R$ 603.653,28. Pesquisa do Joilson Costa, Rádio Pombal FM, no site da CNM.

MUNDO: NOS EUA PEIXES SÃO FLAGRADOS ATRAVESSANDO RODOVIA INUNDADA

Cena foi filmada no condado de Mason, no estado de Washington. Região é atingida por fortes chuvas.

 Peixes são flagrados atravessando rodovia inundada nos EUA

Salmões foram flagrados atravessando a nado uma rodovia parcialmente inundada no estado americano de Washington na terça-feira (22).

O vídeo  foi feito na estrada Skokomish Valley, no condado de Mason, próximo à cidade de Shelton.

ASSISTA: 

RECIFE-PE: EX-MECÂNICO MORRE DEPOIS DE SABER QUE GANHARIA INDENIZAÇÃO

Preso por engano em 1976, Marcos Mariano passou 19 anos preso. STJ anunciou que ele ganhou causa contra o Governo de Pernambuco.

 Marcos Mariano da Silva brigou na justiça por 19 anos e morreu no dia em que ganhou a causa

Morreu no Recife, na noite desta terça-feira (22), o ex-mecânico Marcos Mariano da Silva, 63 anos. Ele foi, segundo o Superior Tribunal de Justiça (STJ), vítima do “maior e mais grave atentado à violação humana já visto na sociedade brasileira”. Preso por engano, Marcos passou 19 anos na cadeia, de onde saiu cego e tuberculoso. Faleceu apenas algumas horas depois de saber que havia ganho na Justiça – por unanimidade – a causa que movia contra o Governo de Pernambuco. O valor inicial do processo estava avaliado em R$ 2 milhões, mas aproximadamente metade do valor foi pago em 2008. Ele soube nesta terça que receberia o restante.

“A vitória só não foi mais completa porque ele não chegou a receber o dinheiro. Ele sempre acreditou na Justiça, que só tornou-se concreta hoje”, afirma o advogado de Marcos, Afonso Bragança. O processo concluído nesta terça – um agravo de recurso especial – dá ganho de causa a Marcos Mariano por danos morais e materiais. O valor definitivo da indenização ainda vai ser calculado. “Com a primeira parte, ele ajudou a família, comprou uma casa. Teve momentos nesses três últimos anos de ter uma vida digna, com condições de ter um mínimo de conforto”, conta o advogado.

O advogado afirma que deu a notícia ao cliente por volta das 15h. Em torno das 16h, ele foi tirar o cochilo habitual e não acordou mais. Segundo Bragança, Marcos não estava doente. O corpo ainda está na residência dele, no bairro de Afogados, e ainda será liberado pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). “Já era esperada essa decisão, é a segunda. O estado recorreu de novo e ganhamos de novo”, explica o advogado. Segundo ele, a parcela de hoje vai requerer “outra guerra. O valor ainda vai ser calculado e deve ser revertido para a esposa dele”, afirma.

ENTENDA O CASO

Marcos Mariano da Silva foi preso, em 1976, porque tinha o mesmo nome de um homem que cometeu um homicídio – o verdadeiro culpado só apareceu seis anos depois. Posto em liberdade, passou por um novo pesadelo três anos depois: foi parado por uma blitz, quando dirigia um caminhão, e detido pelo policial que o reconheceu. O juiz que analisou a causa o mandou, sem consultar o processo, de volta para a prisão por violação de liberdade condicional.

Nos 13 anos em que passou preso, além da tuberculose e cegueira, Marcos foi abandonado pela primeira mulher. A liberdade definitiva só veio durante um mutirão judiciário. O julgamento em primeiro grau demorou quase seis anos. O Tribunal de Justiça de Pernambuco determinou que o governo deveria pagar R$ 2 milhões. O governo recorreu da decisão, mas se propôs a pagar uma pensão vitalícia de R$ 1.200 ao homem. O caso chegou ao STJ em 2006.
(Fonte: G1/Enviado: Flavio Pereira)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

TCM: TRIBUNAL REJEITA AS CONTAS DA PREFEITURA DE SÍTIO DO QUINTO

Tribunal de Contas dos Município reprovou as contas do
prefeito Cleigivaldo, relativas ao exercício 2010.


 O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (22/11), decidiu pela rejeição das contas da Prefeitura de Sítio do Quinto, da responsabilidade de Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa, relativas ao exercício de 2010, devido a abertura irregular de créditos suplementares na ordem de R$ 8.860.955,47.

O relator, conselheiro Paolo Marconi, aplicou multas de R$ 25.200,00, equivalente a 30% dos seus vencimentos anuais, por ter deixado de reduzir o gasto com pessoal, e outra de R$ 5 mil pelas diversas irregularidades cometidas.

O Executivo alcançou uma receita na ordem de R$ 16.727.189,03 e promoveu gastos no importe de R$ 17.933.913,89, revelando um déficit de execução orçamentária na ordem de R$ 1.206.724,86.

A gestão efetuou abertura de créditos suplementares nos meses de março, julho e novembro, na ordem de R$ 8.860.955,47, sem o consentimento do Legislativo, em desacordo com art. 167, V, da Constituição Federal e 42, da Lei 4.320/64, comprometendo o mérito das contas

Ficou comprovado que a prefeitura não realizou os repasses previdenciários obrigatórios por Lei como: “INSS – do Executivo”, “INSS Saúde FUS – Poder Executivo”, “INSS Educação – Poder Executivo e “INSS – FUNDEB 60% - Poder Executivo”, com os respectivos montantes de R$ 662.210,64, R$ 84.395,64, R$ 19.809,47 e R$ 443.452,85,

Com relação a restos a pagar restou comprovado que o caixa municipal não é suficiente para arcar com os compromissos, tendo um saldo negativo de R$ 2.818.727,76. descumprindo assim o art. 42 da Lei Complementar 101 – LRF, que pode provocar a rejeição das contas no último ano do mandato.

Foram investidos na Educação, o importe de R$ 6.233.053,69, correspondendo a 25,07%, de acordo com o art. 212 da Constituição Federal.

Da mesma forma, a Prefeitura aplicou R$ 3.380.510,09 dos recursos do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica na remuneração dos profissionais do magistério, atingindo o percentual de 61,77%.

Nas Ações e Serviços Públicos de Saúde foram aplicados R$ 10.177.414,44, correspondendo a 16,27%, de acordo com art. 77 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que fixa o mínimo em 15% dos recursos investidos.

O relatório técnico apontou ainda as seguintes irregularidades: existência de elevado déficit orçamentário; despesas realizadas com recursos do FUNDEB com desvio de finalidade; reincidência na omissão da cobrança da dívida ativa; omissão na cobrança de multas e ressarcimentos; remessas de dados fora dos prazos limites; descumprimento das metas fiscais e a Ausência do Parecer do Conselho Municipal de Saúde.

Íntegra do voto das contas da Prefeitura de Sítio do Quinto. (O voto estará disponível após conferência).
(Com informações no site do TCM)

CURIOSIDADE: CÃO CHAMA ATENÇÃO AO FICAR GUARDANDO TÚMULO DE DONO

Cena ocorreu em aldeia na província de Shandong.
Dono Lao Pan morreu no início deste mês aos 68 anos.

ASSISTA O VIDEO:



Um cão tem chamado atenção em uma aldeia na província de Shandong, na China, por ficar guardando o túmulo de seu dono. O animal pertencia a Lao Pan, que morreu no início deste mês aos 68 anos, segundo reportagem da emissora de TV "Sky News".

Cão tem chamado atenção por ficar guardando o túmulo de seu dono

Por sete dias, o cão foi visto ao lado da sepultura. Como o animal estava sem comer, moradores o levaram de volta à aldeia e lhe deram comida. No entanto, após comer, o cachorro acabou voltando para o cemitério.

Agora, os moradores estão levando água e comida para o cão regularmente e pretendem colocar uma casinha para o animal junto ao túmulo de seu dono.
(Fonte: G1)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ESPORTE: ADUSTINENSES SE DESTACAM EM CIRCUITO DE CORRIDA DO CARTEIRO EM SE

Maratonistas de Adustina surpreendem em corrida profissional
e viram motivo de orgulho entre os adustinenses.


No circuíto Nacional de Corrida do Carteiro, realizado em Aracaju, Sergipe, no dia 06 de novembro, quatro maratonistas da cidade baiana de Adustina tiveram atuação de destaque, os atletas alcançaram um nível de prova próximo ao dos profissionais, patamar ainda não alcançado por nenhum outro maratonista amador na história de Adustina. Os atletas como "Domingos da Quixabeira" obteve índice para correr entre os profissionais da principal categoria (elite); "Dona Rosa" chegou na 4º posição, apenas 20 segundos atrás da 3º colocada; "Leinho" completou a prova na 10º posição e "Anilton" chegou em 25º.   


- " A Equipe está em formação temos hoje 14 atletas (10 homens e 4 Mulheres), pretendemos formar uma equipe com 30 pessoas para participarmos e competirmos na região, quem sabe até fora do estado. Para isso, necessitamos de apoio e patrocínio para representar a nossa cidade e o comércio local". comentou Anilton à equipe de reportagem do ADUSTINA.NET. 

CONFIRA O DESEMPENHO DE CADA ATLETA NA PROVA


Atleta: Rosa Leite Souza "Dona Rosa"      
Categoria: 50 a 54 anos
Classificação no Geral: 36º posição
Classificação por categoria: 4º posição ("Dona Rosa" chegou 20 segundos atrás da 3º colocada)
Tempo: 53 min 43 seg
Ritmo: 5 min 22 seg por km


Atleta: Domingos de Jesus Santos "Domingos da Quixabeira"   
Categoria: 25 a 29 anos
Classificação no Geral: 26º posição
Classificação por categoria: 7º posição
Tempo: 35 min 21 seg (obteve o índice para correr na elite)
Ritmo: 3 min 32 seg por km


Atleta: Saleziano Vieira "Leinho"    
Categoria: 35 a 39 anos
Classificação no Geral: 75º posição
Classificação por categoria: 10º posição
Tempo: 42 min 08 seg
Ritmo: 4 min 12 seg por km


Atleta: José Anilton Souza "Anilton Motocicleta"    
Categoria: 35 a 39 anos
Classificação no Geral: 138º posição
Classificação por categoria: 25º posição
Tempo: 48 min 26 seg
Ritmo: 4 min 50 seg por km

ASSISTA A CHEGADA DOS ADUSTINENSES NA CORRIDA DO CARTEIRO:



VEJA O QUE DE MELHOR ACONTECEU:



Aos empresários, amigos e investidores que tiverem interesse em patrocinar, divulgar seus nomes além de nossa região e ajudar os nossos atletas a serem campeões, entre em contato com "Anilton" pelo tel: (75) 3496-2029 - (75) 99219670 ou através do e-mail: aniltonsilva2@hotmail.com

(POR: ADUSTINA.NET)

CONFIRMADO! GIL DUARTE E A BANDA MENINOS DO AGRESTE NA 4ª EDIÇÃO DO ADUSTINA FOLIA

"O MOURÃO" e a Banda Meninos do Agreste é
presença garantida no Adustina Folia de 2012


Após divulgarmos EM PRIMEIRA MÃO que o maior sucesso do forró da atualidade, a banda Garota Safada e a dupla forrozeira Paulinha Abelha e Marlus, foram procurados para fazer parte das atrações da 4ª edição do Adustina Folia de 2012, mais um artista, desta vez da terra, fará parte da grade de programação do evento, trata-se do cantor Gil Duarte "O MOURÃO" das Vaquejadas e a Banda Meninos do Agreste. O site oficial do cantor confirma o show para o dia 14 de janeiro.


A tradicional Festa: ADUSTINA FOLIA, que é comemorada nos dias 14, 15 e 16 de janeiro em nossa cidade, já é considerada um dos maiores eventos do município. 


A Assessoria da Prefeitura Municipal de Adustina ainda não se manifestou oficialmete sobre a programação do evento, mesmo assim nossa equipe continua ligada na informação e sempre de olho em todos os acontecimentos da cidade e da região, qualquer novidade em relação ao ADUSTINA FOLIA, divulgaremos aqui no ADUSTINA.NET.

(POR: ADUSTINA.NET)
2011. Adustina.Net - Todos os Direitos Reservados - Diga NÃO ao plágio!