Os Brasileiros, mais especificamente nós internautas Adustinenses, os quais prezo e respeito muito, estão descobrindo o mundo dos blogs. Assim como descobriram o Orkut e o MSN a alguns anos. Agora tem algumas pessoas sem noção querendo estragar os blogs também. É só a gente parar um pouco para pensar e ver que os blogs hoje são responsáveis pela maioria dos conteúdos que aparecem nas primeiras páginas de pesquisa do Google e assim já podemos sentir o estrago.
Felizmente (ou infelizmente), é muito fácil publicar qualquer coisa que se queira na Internet. E os blogs tiveram um papel fundamental nesse avanço. Qualquer um pode manter um blog, com um mínimo ou nenhum gasto – e o pior (ou melhor), ainda pode ganhar dinheiro com isso.
Todos podem ter um blog, isso é comum e direito livre para qualquer cidadão. Mas, com a crescente ascenção dos "salsinhas" aos blogs (leia-se: desoculpados com pouco ou nenhum estudo que se acham blogueiros ou jornalistas), estamos vendo aumentar a quantidade de blogs com conteúdo classe Z (nível mais baixo), que vai do duvidoso à porcaria mesmo. Mas, falemos disso mais a frente.
Felizmente uma onda positiva e contrária a isso tudo tenta a todo custo, manter-se criando e publicando conteúdo, gerando informação de qualidade, dando opiniões sensatas, questionando, propagando, enfim. Essas pessoas (e eu me incluo nesta classe junto com meu blog Adustina.Net) insistem no modelo blog de publicação e informação verídica e Ética... e não se envergonham em afirmar “sou blogueiro”.
A questão da credibilidade
Muito se tem questionado sobre a qualidade das informações contidas em um blog, digo isso devido a existência dos maus blogueiros. Com a baixa qualidade das postagens, os blogs continuam sendo exibidos e considerados apenas como diários virtuais, por isso podemos notar também que os maus blogueiros são reduzidos a uma parcela mínima de pessoas sem critério algum, com muito tempo vago e linguajar “próprio”, ou seja, com pouca vontade de aprender, com todo tipo de erro gramatical e o que mais tiver direito (Sabemos que errar é humano, agora, errar se achando um "William Bonner" é de doer na alma).
Ainda assim, surgem pesquisas que sugerem serem os blogs os responsáveis por convencer pessoas a aderirem a uma Campanha, comprarem um produto, desconsiderarem uma empresa/marca, etc. Resumindo, blogs são grandes formadores de opinião por natureza.
Os Blogueiros são pessoas acessíveis (pessoalmente ou através de seus portais). Nos blogs, o leitor pode participar do texto, colaborando, criticando, acrescentando conteúdo, citando outras fontes, corrigindo o autor em algum ponto, pedindo elucidações, etc.
Por isso além dos blogs da região, eu recomendo para leitura inclusive os bons Blogs de Adustina, blogs com informação livre e aberta como o
Adustina News,
Blog do Locutor Paulo Sérgio,
Blog da Asfa,
Rede Nordeste de Comunicação e é lógico o
Adustina.Net.
O blog é antes de tudo uma ferramenta social, por conta disso, consegue-se fazer muitos amigos lendo blogs. E quem não confiaria na opinião de um amigo ao elogiar ou críticar um determinado produto, marca, conduta, postura, conceito? Se você tem compromisso e credibilidade você é no mínimo passível de confiança.
O lema do maior site de pesquisas do mundo o Google, é bem apropriado para definir como seriam as condutas corretas dos blogs: "Don´t be evil" (algo como “não faça o mal”, “não caia na tentação” em uma tradução livre). Cair na tentação seria, por exemplo, você usar de má fé e copiar todo o conteúdo de uma postagem de um outro blog sem dar o devido crédito ou citar a fonte... e no final da postagem copiada escrever: (Pesquisa por "e o nome do plagiador"). Isso é descredibilizar uma informação, o ato de você "pesquisar" não lhe torna o autor da postagem... Na verdade, não existe problema em copiar, o problema está em não credibilizar sua informação, ou seja, se você vai copiar uma postagem, cite a fonte ou dê os créditos ao blog autor da postagem ou página da internet em que você copiou/retirou a informação. Isto é ÉTICA.
Responsabilidade com o seu blog
O autor/Editor de um blog que “se vende” está sendo, em primeiro lugar, irresponsável com o seu próprio blog. Esse tipo de atitude é facilmente descoberta e espalha na Internet como fogo no mato seco. Blogueiros fazem e por vezes gostam de barulho. Se alguém faz algo que fere as regras não declaradas, será “punido” pela comunidade com a exposição de seus atos. E aí vai pesar, o blog mais lido terá maior impacto.
Ao assumir o seu blog como um empreendimento, dar o seu nome para ele – seja com ou sem fins lucrativos – você passa a ter que assumir uma postura mais responsável. Você publicizar a vida de outras pessoas, seja a intimidade ou até mesmo imagens de pessoas mortas sem desfoque algum da imagem, isto é um erro grotesco. Expor seu nome, sua reputação, sua “cara” na Internet ou no titulo de sua página é algo arriscado e por isso um certo cuidado é necessário, ponderação com as palavras, com as atitudes, com o tratamento dado aos seus leitores e usuários, e muito, muito respeito para com os outros blogueiros.
Há alguns dias, eu participei com meu blog (www.adustina.net) de uma promoção da Adsense do google, principalmente para buscar rentabilidade, tendo em vista não ter tido interesse até o momento em obter lucro local e comunitário com meu Blog, pois o próprio fato de se investir em seu blog já denota um certo grau de maturidade que vale o apoio dos leitores. Fiquei sabendo que fui sorteado a alguns dias e ontem o prêmio chegou em minhas mãos por Sedex (um Pendrive de 32 gigas), pense que legal. Não somente pelo prêmio em si – que será muito útil – mas pela dedicação em que tiveram de me mandar o prêmio junto com uma carta com felicitações, vejo com muita alegria que alguns blogs estão no caminho certo e sei que o Adustina.Net é um deles. E é isso que me faz continuar insistindo, tenho certeza de que é isso que faz muitos outros continuarem e juntos termos força para tolerar os maus Blogueiros.
E finalizando esta postagem que é quase um desabafo... mas, será melhor encarado como nossa campanha contra os maus blogueiros, registramos o nosso Obrigado à você leitor por saber optar pelo conteúdo de qualidade, com compromisso e credibilidade.
Palavras do Editor.
www.adustina.net
COMPROMISSO E CREDIBILIDADE EM INFORMAR